Os serviços de zeladoria urbana e manutenção da cidade estão sendo intensificados pelo Departamento de Limpeza Pública da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo. Nesta semana, a Prefeitura de Itabuna direcionou as equipes para diferentes regiões da cidade aproveitando a curta estiagem desta quinta-feira, depois de cerca de dois meses de chuvas.

Além da manutenção, as equipes estão fazendo limpeza de vias públicas e de praças, poda de árvores e roçagem de áreas onde a vegetação estava crescida. O diretor do Departamento de Limpeza Pública da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, Lázaro Pellegrini, frisa que a zeladoria é um esforço constante que sofre as consequências do período chuvoso.

“Sem a zeladoria, a população corre o risco de conviver com praças sujas, vias poluídas, enfim, com o abandono do espaço público, do acúmulo de lixo e de entulhos. Por isso, a Prefeitura investe nestas ações, mas é fundamental a cooperação das pessoas que devem evitar o descarte irregular de lixo e entulho e acionar quando árvores necessitarem de poda e a vegetação retirada”, afirma.

As equipes da Prefeitura e da Biosanear estão divididas nos bairros e na área central da cidade para dar conta da alta demanda. A Praça Rio Cachoeira, no Góes Calmon, é um dos locais que têm recebido atenção especial, assim como a Travessa Santa Cruz, fundos do Hospital Manoel Novaes, e na Avenida Roberto Santos.

“Estamos recuperando áreas que antes serviam de depósito e acúmulo de lixo e entulho. Depois da remoção, tais locais passam por paisagismo e se transformam em pontos verdes”, completa Lázaro Pellegrini.