Situada no litoral norte da Bahia, a zona turística Costa dos Coqueiros começa na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e vai até as proximidades da divisa com Sergipe. Pelo caminho, praias muito procuradas, como Guarajuba, Praia do Forte e Baixio. Artesanato, gastronomia, manifestações culturais populares e construções do período colonial são atrativos também na extensão Atlântica.

Ontem (5), foram iniciadas na Costa dos Coqueiros as ações do plano de retomada “Viva Turismo Bahia”, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA). O Hotel Vila Galé Marés, em Guarajuba, no litoral de Camaçari, sediou o evento. As ações da Setur-BA contam com o apoio da Desenbahia, Sebrae, Banco do Nordeste e UFBA.

A primeira atividade foi um workshop de gestão pública no turismo, com a participação de representantes das prefeituras da região e do trade. Eles receberam orientações sobre empreendedorismo, atendimento e linhas de crédito. O plano prevê quatro eixos de atuação: segurança sanitária, capacitação/qualificação, infraestrutura e promoção dos destinos.

“Nosso objetivo é impulsionar ainda mais as atividades nesta zona turística, que tem a expectativa de receber 1,5 bilhão de dólares em investimentos privados, até 2034”, ressaltou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar. Para o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, “o planejamento tem que ser mais direcionado, com obras de infraestrutura contínuas, para a construção de um turismo mais forte na região”. Segundo a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, “temos atrativos maravilhosos, mas falta potencializar”.

Durante o evento, as prefeituras foram convidadas a se cadastrar no projeto Bahia Estado Locação, uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e da Setur-BA, para oferecer destinos baianos como cenários em produções audiovisuais. A zona turística Costa dos Coqueiros é formada pelos municípios de Camaçari, Conde, Dias D’Ávila, Entre Rios, Esplanada, Lauro de Freitas, Mata de São João e Pojuca.