Aconteceu no Instituto Biofábrica da Bahia a Capacitação Técnica em Poda de Cacaueiros, produzida pelo Sindicato Rural de Itabuna, em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Cerca de 30 agricultores familiares, que fizeram a inscrição gratuitamente na sede do Sindicato, passaram o dia na instituição, em um dia que contemplou aulas teóricas e práticas
“Um treinamento que aborda as técnicas essenciais para o manejo da planta, que visa aumentar a produtividade e também qualidade dos frutos”, disse Davi Matos, Técnico Agrícola, que possui no currículo 25 anos de atuação no Instituto Biofábrica da Bahia. “Falamos e mostramos aqui a poda de formação e manutenção, remoção de brotos indesejados e a criação de uma estrutura de copa saudável. Os participantes também colocaram a mão na massa para aprender a identificar e remover galhos, conduzir a planta e aplicar as técnicas corretas para o sucesso da sua lavoura cacaueira”, explicou.


Wallace Setenta, Presidente do Sindicato Rural de Itabuna e Coordenador Geral do projeto, explicou que a capacitação em poda de cacaueiros é muito importante para a conservação da Mata Atlântica na região sul da Bahia, onde o cacau é cultivado no sistema conhecido como cabruca, modo de cultivo agroflorestal que utiliza a sombra de árvores nativas para a produção de cacau.


As capacitações, destinadas à conservação da Mata Atlântica, à inclusão produtiva e melhoria da qualidade de vida das populações rurais, fortalecem o Sistema Cabruca e contribuem com a revitalização da lavoura cacaueira. Fazem parte do projeto “Fortalecimento da Agricultura Familiar: Capacitação Técnica e Inovação Sustentável no Litoral Sul da Bahia”, no âmbito do Termo de Fomento nº 977586/2025, que tem como foco a promoção do desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da produção agrícola do Litoral Sul da Bahia.







