O surto do vírus Influenza A, que há poucos dias passou a circular em Itabuna, já preocupa e chama a atenção da população com o aumento do número de pacientes que tem buscado os serviços de emergência na cidade, com destaque para o vírus H3N2. Isso sem falar na contaminação simultânea do vírus com a COVID-19 em algumas pessoas.

No sentido de abranger de forma mais específica o público com sintomas gripais, foram criados no município os “gripários”, dois deles, voltados para adultos, a saber, um na UPA do Bairro Monte Cristo e outro no prédio anexo ao Hospital Calixto Midlej Filho, no Pontalzinho. O terceiro gripário, destinado ao atendimento infantil, está funcionando anexo ao CEMEPI (antigo IPEPI).

Além desses, a Prefeitura Municipal de Itabuna abriu, no último dia 6, uma Unidade Extra de Pronto Atendimento (UEPA), que passou a funcionar no ambulatório do Hospital São Lucas. A ideia é dar um suporte no atendimento à população adulta com os mesmos sintomas e desafogar as demais unidades.

Um dos transtornos causados pelo vírus na cidade foi a suspensão dos atendimentos particulares na urgência e emergência no pronto atendimento do Hospital Calixto Midlej Filho, na última terça-feira (4), devido à sobrecarga de pacientes que têm procurado o local com sintomas gripais. A UPA do Monte Cristo tem atendido diariamente, uma média 200 pacientes desde a chegada repentina do vírus influenza.

A Influenza é facilmente transmissível e afeta o sistema respiratório. Entre os sintomas mais comuns, estão a febre alta, dores musculares, de garganta e de cabeça, além de tosse e coriza. Ainda assim, a doença pode atingir formas graves. O período de incubação dos vírus influenza pode variar entre 2 e 4 dias.

A melhor forma de prevenção da doença é a vacina Influenza, que também auxilia no combate a Covid-19, uma vez que ajuda na diminuição da contaminação pelo vírus da gripe, evitando confusão no diagnóstico. Disponibilizada pelo SUS, a vacina contra a gripe deve ser tomada anualmente, mas no momento está em falta nos postos de saúde da cidade. A previsão de uma nova remessa da vacina está prevista para o mês de fevereiro.

O uso da máscara continua sendo de fundamental importância para a prevenção da Influenza, além de contribuir na queda do número de pessoas com Covid-19 e suas formas mais graves.

Confira abaixo como está sendo o esquema de funcionamento dos gripários e seus respectivos locais em nossa cidade:

Gripário anexo ao Hospital Calixto Midlej Filho – Pontalzinho
– Atendimento 24 horas, para casos leves de gripe, sem complicações clínicas, a exemplo de Influenza A, gripe H3N2;
– Sem necessidade de agendamento prévio;
– Apenas para pacientes com convênios

-UPA do Bairro Monte Cristo
Atendimento 24 horas para casos leves de gripe, sem complicações clínicas, a exemplo de Influenza A, gripe H3N2;
– Gripário anexo ao CEMEPI, Avenida Nações Unidas- Centro
Atendimento para o público infantil SUS

– CEMEPI, Avenida Nações Unidas- Centro
Atendimento para o público infantil convênio e particular;

– Unidade Extra de Pronto Atendimento (UEPA), Hospital São Lucas – Bairro Santo Antônio
Atendimento das 07h às 18h para pacientes SUS;

Vale ressaltar que o Hospital Manoel Novaes também atende pacientes com síndromes gripais e sintomas de COVID em crianças.

Pacientes com diagnóstico de Covid-19, idosos ou com desconforto respiratório serão encaminhados para o PA 2 do Hospital Calixto Midlej Filho.