Uma palestra virtual programada para esta terça-feira, dia 2, a partir das 10 horas, debaterá os riscos climáticos na Bahia, segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). O evento promovido pelo Projeto Bahia, conta com o apoio da Prefeitura de Itabuna, Governo do Estado, Bahiagás, além de outros parceiros.

A palestra será proferida pela cientista Mariana Vale, do Departamento de Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Ecologia, Evolução e Conservação da Biodiversidade e será transmitida pelo link https://chat.whatsapp.com/GBGmlLGFFaMJ4XnvAWnxAX.
Representantes das secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente e de Planejamento confirmaram participação.

De acordo com mestre em Planejamento Ambiental e representante da SEPLAN, Dielson Mendes, o encontro de amanhã é o sexto de uma série de 10 a serem realizados online e tem o objetivo de alertar os gestores para as alterações, especificamente no Nordeste, visando adaptar as cidades da região ao aquecimento climático.

Segundo ele, durante o encontro especialistas em ciência e preservação ambiental apresentam aos participantes esclarecimentos sobre como enfrentar um problema dessa ordem, além de fornecer uma avaliação detalhada dos impactos, riscos e adaptação às mudanças climáticas nas cidades, onde mais da metade da população mundial viv, segundo o IPCC.

Dielson destaca que até agora já foram discutidos importantes temas como “Riscos de Desertificação na Bahia”, “A Elevação do Mar na Bahia” e “Soluções baseadas na Natureza”, dentre outros. Sobre a cientista Mariana Vale, Dielson informa que, além de professora e doutora em Ecologia pela Duke University (EUA), ela tem pesquisa sobre a conservação da biodiversidade e serviços ecossistêmicos nos trópicos.