A partir de 2023, as comissões permanentes de Finanças, Educação e Agropecuária do Legislativo de Itabuna serão presididas, respectivamente, pelos vereadores Pastor Francisco (Republicanos), Wilma (PCdoB) e Cosme Resolve (PMN). No biênio em vigor, os três colegiados acima estão sob as presidências de Resolve, Pancadinha (recém-filiado ao Solidariedade) e Dando Leone (PDT), nessa ordem.

A formação dos órgãos técnicos (sete ao todo) para o biênio 2023-24 foi publicada essa quarta (13), no Diário Oficial e buscou obedecer, tanto quanto possível, a representação proporcional dos partidos com mandato na Câmara Municipal. No momento, quinze agremiações partidárias atuam na Casa, sendo que as maiores bancadas são o Partido Liberal (PL) e o Solidariedade (SD), cada uma com três vereadores.

O Partido dos Trabalhadores (PT), representado por Manoel Porfírio, manteve o comando da Comissão de Legislação, uma das mais cobiçadas do Parlamento itabunense. O Social Democrático (PSD) seguirá à frente da Comissão de Saúde, com Francisco Santos. Já o Partido Comunista do Brasil, que elegeu a única vereadora da Legislatura, permanece com a Comissão da Mulher, além de ter conquistado a de Educação. O Progressistas, de Nem Bahia, continua comandando Urbanismo.

Nome para logradouro

E na sessão ordinária dessa quarta (12), o Plenário aprovou o projeto de lei do petista Manoel Porfírio que presta homenagem à comunitária Evanice Pereira da Cruz, vítima fatal de bala perdida. Um logradouro no bairro Sarinha Alcântara passará a ter nome de Dona Vanda (como ela era mais conhecida) tão logo a matéria seja sancionada pelo prefeito de Itabuna. A praça fica nas imediações da Rua Epitácio Pessoa.