A comoção já tomava conta da cidade de Jacobina, no centro-norte baiano, quando os primeiros corpos da tragédia envolvendo um micro-ônibus e um caminhão, chegaram ao Ginásio Municipal de Esportes Paulo Santos Gomes, na noite de ontem (8). Quatro pessoas de uma mesma família, incluindo uma criança, foram os primeiros a serem velados. O velório coletivo, que continua nesta terça-feira (9) vai reunir 11 dos 24 mortos no acidente na BR-324, que aconteceu na noite de domingo (7).

A Avenida Centenário, onde o ginásio é localizado, é apenas um dos pontos da cidade que recebe homenagens da população de Jacobina. O clima de tristeza e desamparo faz com que centenas de pessoas tracem uma peregrinação nos velórios das vítimas da tragédia. Lojas do comércio amanheceram fechadas depois que a prefeitura decretou luto oficial de três dias.

O micro-ônibus transportava ao menos cinco famílias que voltavam para a cidade depois de um passeio em Guarajuba, no Litoral Norte, e colidiu com um caminhão truck. Os três passageiros do caminhão, inclusive o motorista, morreram. Os velórios que acontecem em Jacobina são realizados em pelo menos dois templos religiosos, um bar e um clube, além do ginásio municipal.

Outras famílias preferiram fazer a cerimônia em casa. É o caso do velório de Michele da Silva, 32, que é filha do dono da empresa Naldo Transportes, responsável pelo micro-ônibus. A assistente social Marta Silva, 38, não tem parentes envolvidos no acidente, mas participou de três velórios entre segunda (8) e terça-feira (9). Ela chegou ao ginásio às 20 horas e só deixou o local por volta das 4 horas da manhã.

“A cidade parou, todos os moradores estão enlutados. É um momento de muita dor, famílias foram destruídas”, diz. Marta participou do velório com duas amigas. “Precisamos demonstrar nossa empatia e solidariedade. Todo mundo conhece, ao menos de vista, alguma das vítimas”, completa. Moradores relatam que muitos parentes e amigos das vítimas passam mal ao se deparar com os caixões.

O prefeito de Jacobina Tiago Dias (PCdoB) também percorre os velórios que ocorreram na cidade. Segundo ele, pelo menos 14 vítimas serão enterradas no município. “Nós disponibilizamos ambulâncias e médicos nos pontos dos velórios. A todo momento alguém precisa de atendimento. É um momento de muita dor”, afirma.

Tiago Dias não tem parentes envolvidos na tragédia, mas conta que um amigo da época de colégio e pessoas conhecidas estão entre as vítimas. “O momento mostrou a solidariedade e irmandade do povo de Jacobina e de outras partes do Brasil. Recebemos mensagens de solidariedade de diversos lugares”, diz. (Com informações do Correio)

Mortos na tragédia: nomes confirmados pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT)

Stefany Vitoria Dos Santos Araujo – 19 anos

Gabriela Ferreira dos Santos – 35 anos

Leiliane Fernandes de Jesus – 29 anos

Sabrina Grassi Alencar Santos – 17 anos

Isabela Santos de Almeida – 14 anos

Tatiane Santos de Souza Nascimento- 39 anos

Michele da Silva – 32 anos

Kelvin Silva de Araujo – 10 anos

Wolyver Manoel Araújo dos Santos – 14 anos

Emanuel Santos de Souza Nascimento – 11 anos

João Nilson Carvalho da Silva – 40 anos

Gleidson Santana de Andrade – 35 anos

Edimilson Alencar dos Santos – 48 anos

Tiago Manoel dos Santos – 38 anos

Amarilis Lima Grassi Santos – 44 anos

Erivaldo Santos do Nascimento – 36 anos

Aurelito da Rocha Filho – 46 anos

Julio Gabriel Alves Coelho – 22 anos

Josemar dos Santos Menezes – 40 anos

João Vitor Carvalho Lima – 22 anos

Marla Souza Mandu – 32 anos

Ana Paula Gomes Gonçalves Cerqueira – 53 anos

Maria Eunice Gonzaga dos Santos – 55 anos

Paulo de Jesus Araújo – 52 anos

Sobreviventes: 

Conforme divulgado pela prefeitura de Jacobina, oito pessoas seguem internadas em decorrência do acidente. São elas:

  1. Arthur Lima Amorim;
  2. Flávia dos Santos
  3. Mayssa Grassi
  4. Joilson Rodrigues dos Santos
  5. Ana Clara Santos Silva
  6. Ludmila Lima Mandu
  7. Maria da Conceição Fernandes de Jesus
  8. Benjamin (Criança)

Luto na Jacobina

A Prefeitura de Jacobina divulgou Nota de Pesar e decretou luto oficial na cidade. Confira a nota, na íntegra:

A Prefeitura de Jacobina, em respeito às vidas perdidas no trágico acidente ocorrido na madrugada desta segunda-feira (08), Decreta LUTO OFICIAL de sete dias em memória das vítimas. Este momento de profunda dor e luto impacta não apenas nosso município, mas toda a região.

Reiteramos nosso compromisso em oferecer total apoio às famílias enlutadas, disponibilizando equipes médicas e apoio logístico. Mobilizamos todas as equipes para assegurar que as famílias recebam a assistência necessária para enfrentar esta terrível perda.

Informamos que estamos dedicando esforços à organização do Ginásio de Esportes municipal para a realização do velório coletivo, visando criar um ambiente acolhedor e digno para as despedidas. Estaremos ao lado das famílias durante todo o processo, oferecendo o suporte que estiver ao nosso alcance.

Que as memórias daqueles que se foram sejam preservadas com carinho e que as famílias encontrem, na solidariedade e no apoio mútuo, algum conforto neste momento tão difícil.

Jacobina, BA, 08 de janeiro de 2024.
ASCOM/PMJ