Com objetivo de capacitar os profissionais da rede municipal de ensino para um retorno seguro das aulas presenciais, a Faculdade UniFTC Itabuna, em parceria com a Prefeitura Municipal, realiza oficinas gratuitas de nutrição para capacitar cerca de 140 merendeiras que fazem parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) da cidade. Para elaboração das oficinas, as merendeiras serão divididas em quatro grupos, com 20 integrantes cada, de modo a facilitar o processo de comunicação. A capacitação vai ocorrer de 16 a 26 de agosto, na sede da Faculdade UniFTC.

O primeiro grupo, chamado de grupo A, participa da oficina de 23 a 26 de agosto, no horário de 7h às 12h. O grupo B recebe a capacitação no horário de 13h às 18h. Já nos dias 30 de agosto a 3 de setembro vai ser a vez do grupo C participar da capacitação das 7h às 12h e do grupo D das 13h às 18h.

Entre os conteúdos contemplados em cada oficina, têm-se: orientações sobre o Protocolo de Enfrentamento à Covid-19, Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), Higienização das mãos, utensílios e equipamentos, o Plano de Retorno às Aulas, assim como as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Para a nutricionista Débora Oliveira, uma das responsáveis pela oficina, alimentação adequada e saudável é um direito que deve ser respeitado e destaca a importância de promover a capacitação para os profissionais da área. “A alimentação escolar é uma refeição importante para os alunos do município de Itabuna, contribuindo assim para o crescimento e desenvolvimento dos estudantes. Além disso, as ações de educação alimentar e nutricional, contribuem para a formação de hábitos saudáveis”.

O coordenador do curso de Nutrição da Faculdade UniFTC Itabuna, William Silva, pontua que o retorno das aulas presenciais precisa ser tratado com muita atenção pelo poder público, visando a segurança dos alunos e profissionais, e que esta capacitação vai reforçar os cuidados de manipulação e segurança dos alimentos, contribuindo para execução dos protocolos de segurança.

É um prazer enorme poder utilizar do know-how da UniFTC, tanto de estrutura física, quanto de professores de excelência e qualificados, para auxiliar a rede municipal de ensino a garantir um retorno seguro e eficaz das aulas, principalmente no que diz respeito a alimentação saudável dos alunos”, finaliza William.

Todos os profissionais da área alimentar da rede municipal de ensino, como merendeiras e nutricionistas, podem participar da oficina gratuita.

Serviço
Capacitação de merendeiras do município de Itabuna
Quando: 23 a 20 de agosto: de 7h às 12h e de 13h às 18h (Grupos A e B)
30 de agosto a 2 de setembro: de 7h às 12h e de 13h às 18h (Grupos C e D)
Onde: Sede da Faculdade UniFTC Itabuna – Praça José Bastos, 55, Oswaldo Cruz.
Quanto: Gratuito