Servidores e colaboradores da Policlínica Municipal Dois de Julho e da Câmara de Vereadores de Itabuna foram submetidos a testes do tipo RT-PCR para detecção da Covid-19. O procedimento foi realizado nesta terça-feira (23), por equipes da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

Cerca de 60 testes foram aplicados nos profissionais de saúde da Policlínica. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a medida ocorre de maneira preventiva, visando identificar possíveis casos de pessoas assintomáticas.

Já na Câmara Municipal de Vereadores, há três semanas, num primeiro momento, foram realizados 104 testes rápidos com identificação de oito casos positivos. Por esse motivo, foi necessário realizar a segunda testagem agora com o exame RT-PCR. Onde foram aplicados 90 testes.

“No RT-PCR, aquele através do qual se faz a coleta de secreção nasal, é indicado entre o terceiro e décimo dia de sintoma, no máximo. Neste teste são identificadas as imunoglobulinas IgM – anticorpos produzidos na fase aguda da doença, e que se faz necessário o isolamento e o monitoramento com o infectado”, explica a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar.

O material coletado será encaminhado para análise no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Salvador. O resultado deve sair em até cinco dias.

A secretária alerta que é importante lembrar que a pessoa que apresenta sintomas do novo coronavírus deve entrar em contato com a Divisão de Vigilância Epidemiológica através do Disque Atendimento para que seja aberta a Ficha de Notificação. A lista de contatos está publicada no site oficial da Prefeitura.