O Lions Clube Itabuna – Centro está encabeçando uma proposta de recuperação do Rio Cachoeira, num esforço conjunto de órgãos públicos, da iniciativa privada e, especialmente, da comunidade. A proposta foi lançada em solenidade na última quarta-feira (24), na AABB de Itabuna.

O evento contou com representantes das prefeituras de Itabuna e Ilhéus, FTC, Unopar, Ceplac, Auarc, Polícia Civil, Tiro de Guerra, OAB, EMASA, dentre outros. 

O projeto, que tem como tema “Juntos pela recuperação do Rio Cachoeira”, primeiro, primeiro avalia as ações sobre o rio e o lançamento de diretrizes para a formulação de um protocolo em defesa da recuperação da qualidade socioambiental.

A presidente do Lions Clube, Ivone Montenegro, que fez a abertura da solenidade, explicou que o protocolo terá processo de construção participativa, aberto para contribuições da sociedade e do governo.

“Esse protocolo deverá ser celebrado entre as prefeituras, Estado, setor produtivo e sociedade civil organizada, tendo como objetivo buscar a sustentabilidade socioambiental do nosso rio”.

Entre as principais ações que integram o plano de recuperação do rio estão a elaboração e execução de um plano diretor urbano e paisagístico; o protocolo de Itabuna e a agenda 21 local.

Em sua primeira fase, o projeto vai realizar um trabalho de conscientização nas escolas públicas e particulares de Itabuna, com a participação dos alunos de engenharia ambiental da FTC, que serão os responsáveis por proferirem as palestras nas escolas.