O incidente envolvendo empresas do transporte rodoviário urbano, que foram multadas pela Agerba por estarem transportando passageiros até a porta do Atacadão, deve ter desdobramentos nessa segunda-feira. Ficou claro, segundo as empresas Rio Cachoeira e São Miguel, que a agência estadual agiu a pedido da empresa Rota, que monopoliza as linhas interurbanas no Sul da Bahia.

As empresas prometeram reagir exigindo que o município impeça a Rota de fazer linha na área urbana de Itabuna. O alvo é a linha Itabuna-Olivença-Itabuna, em que a Rota faz exatamente o que contesta na concorrência: entrega e recolhe os passageiros na porta do Shopping Jequitibá e extrapola os limites da legalidade por ser um serviço que apenas o bom-senso autoriza.

Procurado pelo Trombone, o secretário do Transporte e Trânsito de Itabuna, Wesley Melo diz que pretende se reunir com as empresas ainda nessa segunda-feira, para tentar resolver a questão. "O Atacadão realmente está instalado no território de Ilhéus, mas é um contrassenso não permitir que os ônibus urbanos cheguem até mais próximo da entrada da loja. Quem está sendo prejudicado é o usuário", lembra Wesley.