praiaAgora, basta uma chuva de água salgada, por 30 minutos, para que a avenida do Cinquentenário se transforme na tão sonhada praia dos itabunenses. O ‘projeto original’ era do empresário Oduque Teixeira, e previa até ondas artificiais. Mas isso só se ele fosse eleito prefeito, na campanha de 1992. Não deu.

Dessa vez, não. As chances são reais e a nossa praia é "factível". "Essa areia de praia me faz pensar que estou na beira do mar. Até um carro buzinar e o motorista xingar o rapaz da moto", observava uma senhora, muito espirituosa, hoje, na porta do restaurante Grill a Quilo, onde os pedestres afundam prazeirosamente o pé na areia fofa. Nossa praia… e com qualidade da original areia da costa do cacau.

Tem nada não, senhora. Sua gozação pode muito bem virar realidade. Se as previsões estiverem corretas, os próximos cinco dias serão de céu nublado em Itabuna, com possibilidade de chuvas rápidas.

Basta, então, só pra garantir, providenciar o bombardeamento das nuvens com uma boa quantidade de sal grosso – sim, porque aí já se tem junto o efeito místico -, tomando o cuidado que a chuva decorrente caia apenas sobre o centro da cidade, especificamente sobre a avenida. Para não desperdiçar, que o governo é austero, nem oferecer à população de outras áreas água de chuva salgada, que isso é coisa de outros prefeitos.

O que é? Achou que fosse fácil ter uma praia, assim, de um dia pro outro? Pelo menos, a prefeitura e a Emasa estão fazendo sua parte, entupindo as bocas de lobo, para que o dinheiro do contribuinte não desça pelo ralo…