Quem vai a qualquer estabelecimento de saúde pode ver ao menos parte da realidade da epidemia – não declarada – de gripe em Itabuna. São centenas de casos/dia, sem falar nos que não aparecem, porque os doentes preferem se tratar em casa. Em dezembro, quando o número de caso já era assustador, a prefeitura declarou que não sabia de nenhum caso de gripe A no município.

Esse quadro levou a um outro fenômeno: o desabastecimento de medicamentos indicados para tratamento dos efeitos da gripe, da coriza à tosse, nas farmácias itabunenses. As grandes redes até se renderam a laboratórios que ninguém conhece, para atender à demanda que explodiu em dezembro e já irrompe em janeiro, mas ainda assim, poucos são os medicamentos disponíveis.

 

Gripários

Reconhecendo apenas se tratar de “surto epidêmico de sintomas gripais”, a Secretaria Municipal de Saúde  implantará mais dois gripários até o fim desta semana, sendo um adulto e outro pediátrico, os quais darão suporte às unidades com acolhimento das 7 às 19 horas.

A partir desta terça, dia 4,  o Gripário Pediátrico iniciará os atendimentos a crianças com síndromes gripais e dará assistência ao Hospital Manoel Novaes. A unidade está localizada no anexo do Centro Médico Pediátrico de Itabuna (CEMEPI) em frente à unidade principal do próprio CEMEPI, na Avenida das Nações Unidas.

Já o Gripário Adulto, a estrutura está em processo final de adaptação e funcionará no ambulatório do Hospital São Lucas. Os atendimentos aos pacientes devem começar até o final desta semana.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, explica que essa é uma medida adotada para dar suporte às unidades que estão com alto fluxo de atendimento e internação. “Na semana passada, em um único dia, a UPA-24 Horas, no Monte Cristo, realizou 400 atendimentos de sintomas gripais e atingiu 21 internamentos. Precisamos que as pessoas se cuidem e evitem aglomerações. Por isso, adotamos algumas medidas para atender a essa alta demanda”, disse.

 

Telemedicina 

Além dos gripários, a cidade contará também com o “Eu Saúde – Bahia Urgente”, um recurso tecnológico de Telemedicina da empresa Near Telemedicine, que disponibilizou voluntária e gratuitamente, em parceria com a Prefeitura de Itabuna, suporte virtual de profissionais de saúde. A metodologia visa realizar atendimentos online e evitar a superlotação das unidades.

Por meio do número de WhatsApp da “Eu Saúde” operadora mais (31) 99674-7263 o paciente entrará em contato e responderá perguntas do prontuário eletrônico para realização de triagem. No próprio bate-papo do aplicativo, ele será atendido por um enfermeiro que avaliará a necessidade de encaminhamento para uma unidade e/ou especialista.

 

Testagens 

A partir desta terça, estarão sendo realizadas testagens contra o Covid-19 em ponto fixo. A ação acontece também em virtude do aumento crescente do fluxo de atendimentos de sintomas gripais nas unidades. As testagens foram realizada hoje e voltam a acontecer na quinta-feira, das 8 às 15 h no térreo do Espaço Cultural Professor Josué Brandão, onde funciona a Câmara Municipal de Vereadores.

A orientação é que as pessoas que estiverem com sintomas gripais, procurem realizar as testagens no ponto fixo para que haja melhora no fluxo das unidades como a UPA 24 Horas que se encontra em lotação.