A Unex – Faculdade de Excelência Itabuna realizou, na manhã do último sábado, 30 de setembro, mais uma edição do Mutirão de Responsabilidade Social, ação que acontece anualmente e conta com a participação dos alunos de todos os 13 cursos ofertados pela instituição, reafirmando o compromisso da instituição de ensino de formar profissionais pautados na responsabilidade social, ética e respeito. Administração, Direito, Biomedicina, Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Sistemas de Informação foram os cursos que estiveram envolvidos no projeto.

Estreando no mutirão, os alunos de medicina, calouros do primeiro e segundo semestre, atuaram realizando os procedimentos de aferição de pressão e teste de glicemia nas pessoas da comunidade que compareceram ao local. Uma oportunidade para os futuros médicos verem in loco todas as carências do cidadão, e, além de observarem, partirem para a ação e se integrarem com estudantes dos outros cursos.

Todos os procedimentos e orientações promovidos pelos estudantes foram realizados sob a supervisão do professor da disciplina de Saúde Coletiva, dr. Júlio Cezar Diaz, que coordenou a participação do curso de medicina e falou sobre as ações de saúde voltadas para a prevenção, promoção e acompanhamento de pacientes crônicos que o grupo realizou. “Nossos alunos de primeiro e segundo semestre estiveram acompanhando, em parceria com o LAP Laboratórios, um dos parceiros da ação, a realização de exames laboratoriais e testes para auxiliarem nos diagnósticos dos pacientes. Ficamos muito contentes em participar desta iniciativa “, declarou.

A turma de futuros médicos realizou um total de 40 atendimentos durante toda a manhã, sendo a metade dos pacientes encaminhados para posteriormente realizarem exames específicos no LAP Laboratórios, de forma totalmente gratuita. Este ano, de acordo com informações da diretoria da instituição de Ensino Superior, foram realizados mais de 1.000 atendimentos no total.  Acima de 15 diferentes serviços da área da Saúde estiveram à disposição da população, concentrados no Campus 1, na Praça José Bastos.