Parece que algumas coisas nunca mudam. Em Itabuna, pode-se dizer que algumas formas de pensar e de agir, por exemplo, nunca deixarão de nos causar espanto. O preconceito e a discriminação entre veículos e profissionais da comunicação é uma delas.

Fomos convidados, na condição de jornalista, editor d’O Trombone e do diário Agora, condição que assumimos – interinamente – no decorrer dessa semana, a participar do programa Fórum de Debates, que discutiria a moralidade na política, com foco na Câmara Municipal de Itabuna.

O presidente do Legislativo, Ruy Machado, que seria o político inquirido, não deu as caras; sua assessoria preferiu não participar, quando convidada a seguir o programa, sem o assessorado. Um direito mais que legítimo.

Foi aí que veio à tona aquilo que pretendemos repudiar nessa nota: consultado pela direção do programa, o dono da TVI, Barbosa Filho, determinou o cancelamento da atração, sob o simpático argumento de que “não quero blogueiro em minha televisão”. Só isso.

A frase foi cometida em resposta ao diretor Ederivaldo Benedito, que aventou a possibilidade de tocar a programação com os dois “blogueiros” convidados – além de nós, o programa teria a participação de Mateus Feitosa, do Políticos do Sul da Bahia. Outro participante seria o advogado Rui Correia.

Será que temos alguma doença? Blogueiritite aguda? Sinceramente, não entendemos a ojeriza de Barbosa a blogueiros. Além de contribuir para o retrocesso das comunicações na cidade, Barbosinha deu uma tremenda demonstração de falta de cortesia.

Até porque, temos em mãos comunicado oficial da TVI, em papel timbrado, nos convidando para o programa e descrevendo a sua dinâmica. Pegou mal.