A morte do ex-prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, na tarde deste domingo (24), em Salvador, levou muitas autoridades, entidades públicas e privadas, candidatos e até antigos adversários políticos a expressarem seu pesa e solidariedade por meio de notas e postagens nas redes sociais.

Confira algumas manifestações:

Rui Costa, Governador

O governador Rui Costa lamentou no início da noite deste domingo (24) a morte do ex-prefeito de Itabuna, Fernando Gomes. Rui também decretou luto oficial de 3 dias no Estado.

“Quero manifestar meu pesar pela morte do ex-prefeito de Itabuna e ex-deputado federal, Fernando Gomes. Que Deus conforte seus familiares, amigos e itabunenses”, escreveu o governador em sua conta no Twitter.

Fernando Gomes foi prefeito de Itabuna por 5 mandatos e também ex-deputado federal. Ele faleceu na tarde do domingo em Salvador.

Augusto Castro, prefeito de Itabuna

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, consternado lamenta o falecimento do ex-prefeito de Itabuna, Fernando Gomes Oliveira, hoje, dia 24, em Salvador, onde encontrava-se internado com uma enfermidade. Político desde a década de 1960, teve cinco mandatos de  prefeito ao longo de sua trajetória, que se iniciou em 1977 ao suceder o ex-prefeito José Oduque Teixeira.

Seus mandatos foram de 1º de janeiro de 1977 a 31 de dezembro de 1982, 1º de janeiro de 1989 a 1992, 1º de janeiro de 1997 a 31 de dezembro de 2000, 1º de janeiro de2005  a 31 de dezembro de  2008 e 1º de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2020. Também foi deputado federal 1983 a 1988, (constituinte) 1987 a 1988 de 1995 a 1996.

Natural de Itabuna, onde nasceu no dia 30 de junho de 1939, filho de José Oliveira de Freitas e de Ester Gomes de Oliveira, fez curso técnico em contabilidade no Colégio Comercial de Itabuna entre 1961 e 1963, período em que se  filiou ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Ao longo desses anos, dedicou-se a atividades agropecuárias em suas propriedades no sul e no sudoeste do estado.

Foi casado com Gislene Neiva Monteiro Oliveira, com que teve quatro filhos. Atualmente era casado com Sandra Neilma, com que tem duas filhas.

Decretei luto oficial por três dias em memória do ex-prefeito Fernando Gomes Oliveira, cuja trajetória política e administrativa é por todos reconhecida. Que descanse em paz.

Jackson Moreira, presidente do PT Itabuna

O Partido dos Trabalhadores de Itabuna lamenta o falecimento do ex-prefeito Fernando Gomes, na tarde de hoje, em Salvador. Dono de uma carreira política que marcou a história de Itabuna, Fernando Gomes governou o município por cinco vezes. Nesse momento de tristeza, externamos nossa solidariedade a familiares e amigos, e votos para que sua alma encontre paz e serenidade.

Geraldo Simões, ex-prefeito de Itabuna 

Recebi com pesar a notícia do falecimento do ex-prefeito Fernando Gomes. Externo meus sentimentos de solidariedade cristã  aos familiares, amigos e correligionários. Que Deus acolha sua alma!

Wenceslau Júnior, presidente do PCdoB Itabuna

O presidente do PCdoB de Itabuna, Wenceslau Júnior, lamentou o falecimento do ex-prefeito de Itabuna, Fernando Gomes Oliveira, que estava internado em um hospital em Salvador, desde o dia 14 de julho. “Mesmo tendo históricas divergências no campo ideológico, reconhecemos o seu papel e a sua importância política na história da nossa cidade, nesse momento de dor e luto, nos solidarizamos com seus familiares, amigos e seguidores”, declarou.

Segundo ele, foi com tristeza que a Comunidade  Grapiuna recebeu a triste notícia do seu falecimento.  “Figura emblemática na política do Sul da Bahia, Fernando Gomes foi prefeito de Itabuna por cinco vezes, tendo sua trajetória política reconhecida por todos”, afirmou, acrescentando que, ele, certamente, será eternizado nas memórias históricas do município.

Fernando Gomes iniciou sua trajetória política  na década de 1960, assumindo a prefeitura de Itabuna, pela primeira vez, em 1977, depois voltou a ocupar o cargo em 1989, 1997, 2005 e 2017. Também foi deputado federal de 1983 a 1988, (constituinte) 1987 a 1988 de 1995 a 1996.

Associação Comercial e Empresarial de Itabuna

Itabuna e a região estão enlutados diante do falecimento, neste domingo, 24/07, de uma das grandes lideranças políticas, Fernando Gomes de Oliveira, prefeito de Itabuna por cinco mandatos e deputado federal três vezes.

Ao longo dos mandatos como prefeito, Fernando foi Presidente da Amurc nos anos de 1997-1998 e 1999-2000, e marcou a história da Associação.

Nesse momento de profunda dor, a Amurc, em nome do Presidente Vinícius Ibrann manifesta os sinceros sentimentos aos familiares e amigos. Que Deus, na sua infinita bondade, console os corações de todos.