Mais um passo para consolidar políticas públicas que resultem na democratização do acesso à informação na Bahia foi dado, nesta quarta-feira (28), na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/Ufba), onde aconteceu uma audiência pública para apresentação da proposta do anteprojeto de lei que regulamentará o Conselho Estadual de Comunicação.

O anteprojeto, elaborado pelo poder público e sociedade civil, deve ser encaminhado à Casa Civil no prazo de 180 dias, após data da publicação. Na próxima etapa será apresentado ao Poder Executivo, que o encaminhará ao Poder Legislativo para ser aprovado.

Na ocasião foi aberta plenária para diversos representantes de movimentos sociais que puderam participar da consulta pública realizada para discutir finalidade, competência e composição do conselho. Antiga reivindicação da sociedade civil, o Conselho de Comunicação tem por objetivo formular a política estadual do setor.

O assessor Geral de Comunicação, Robinson Almeida, defende que essa é uma tendência oriunda da Constituição Estadual de 1989, que previa a regulamentação do Conselho. "Esse é um compromisso nosso, de governo de participação popular, de criar instrumentos permanentes em que a sociedade possa discutir políticas públicas. Nós compreendemos que a comunicação é um serviço para a sociedade e, como tal, necessita de políticas e instrumentos que apóiem sua formulação e elaboração".

Leia mais