Uma cerimônia com o governador Jaques Wagner, na sexta-feira (9), lançou na Bahia o Fórum Regional Permanente das Pequenas e Microempresas. Composto por entidades de apoio e de representação das microempresas e por órgãos governamentais, o fórum vai concentrar estudos, articulação e elaboração de propostas a serem implantadas como políticas públicas a serem implantadas no setor.

"Nada será lançado ao mercado sem antes ser discutido pelo fórum, que vai atuar por meio de comitês temáticos. Esse é um grande avanço para as pequenas e microempresas. Mas é importante também o incentivo do governo em relação à regulamentação, pelos municípios, da Lei Geral da Micro e Pequena empresa. Isso vai garantir a ampliação de um mercado interessante, que é o das compras governamentais", afirma Valdir Ribeiro, da Associação das Micro e Pequenas Empresas do Estado da Bahia (Ampesba).

O fórum funcionará por meio dos comitês de "Desoneração e Desburocratização", "Investimentos e Financiamentos", "Rede de Disseminação", "Informação e Capacitação", "Tecnologia e Inovação", "Acesso a Mercados e Comércio Exterior" e de "Compras Governamentais".