esgotoOs moradores dos bairros Zizo, Pedro Jorge e Novo Jaçanã estão insatisfeitos com a administração pública de Itabuna. O descontentamento ocorre por conta da ausência de serviços básicos nesses bairros periféricos, como saneamento, coleta de lixo e asfaltamento.

O Novo Jaçanã (foto dir.), por exemplo, possui esgotos a céu aberto e ruas sem nenhuma pavimentação. De acordo com moradores, as crianças estão impossibilitadas de brincar fora de suas casas, pois podem adquirir uma série de doenças por conta da poluição no bairro. 

lixoNão muito diferente está a Avenida Manoel Chaves (foto esq.), a rua da extinta fábrica da Kildere, que é destino para lixo, entulho e esgoto, que provocam forte mau-cheiro por todo o local.     

Logo à frente, buracos dominam a Avenida Pedro Jorge (foto dir.), importante via que liga o bairro Conceição ao Zizo, São Pedro e Pedro Jorge. Por conta disso, os veículos que por ali trafegam são obrigados a fazer malabarismos na pista, para evitar as crateras, mas isso aumenta o risco de colisões e acidentes com pedestres. Para piorar, as encostas desse trecho, cobertas por um imenso matagal, estão abarrotadas de lixo e entulhos.

buracosA realidade do Zizo não é diferente. O bairro carece de pavimentação na maioria das ruas, bem como coleta de lixo regular.

Em meio a tantas ‘revitalizações’ promovidas pela prefeitura, os moradores reclamam que a atenção dada ao centro da cidade poderia ser dividida com essas localidades. O centenário ainda não acabou. E, a lista de presentes que podem ser direcionados para os bairros periféricos, como se vê, é bastante vasta…