Com o tema “Mulher, Seja Protagonista da Sua História”, a Prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Ibicaraí realizou na manhã de quinta-feira, 24, uma Blitz Educativa em alusão ao Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A blitz aconteceu no centro da cidade, com a entrega de panfletos sobre o tema e divulgação de canais de denúncias.
A coordenadora do Creas, Edcarla Reis, explicou que o aparato legal de prevenção e violência doméstica e familiar contra a mulher completou 17 anos este mês. Conhecida como Lei Maria da Penha, a Lei nº 11.340/06 estabeleceu medidas de assistência e proteção assegurada às mulheres. “Ações que mobilizem diretamente a sociedade são importantes para o conhecimento e divulgação de direitos. Só obtemos ajuda de forma eficaz se entendermos o que realmente é a violência contra a mulher”, disse Edcarla.
A prefeita Monalisa Tavares também participou da blitz e ressaltou que é preciso entender que a violência contra a mulher não se limita apenas a física e que todas as mulheres devem estar preparadas para cada situação. “O objetivo é intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, conscientizando a sociedade, disponibilizando os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de todo e qualquer ato de violência e os mecanismos de denúncia”, disse a prefeita.
Para a secretária Terezinha Tavares, é preciso esclarecer sobre as diversas formas de violência doméstica, sobre os direitos das mulheres e sobre a necessidade da equidade de gênero. “É preciso levantar essa bandeira não só no Agosto Lilás, e sim, durante todos os dias do ano”, disse a secretária de Assistência Social.
Além do Creas, participaram da Blitz o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), o Primeira Infância do Suas (PIS), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), o Bolsa Família e os seus técnicos orientando sobre os canais de atendimento e todos os mecanismos de denúncia. Estiveram presentes ainda as secretárias Luna Tavares (Saúde), Yanca Soares (Infraestrutura) e Kadma Karine (Finanças). A ação contou com o apoio da Assessoria de Comunicação, Guarda Municipal e a Polícia Militar.
A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou a equipe da Unidade de Saúde Oséias Peixoto, e na oportunidade foi ofertado para população testes rápidos, aferição de pressão e glicose.