A Ceplac acaba de lançar a revista Difusão Agropecuária, elaborada a partir de pesquisas, entrevistas e temas abordados pelos pesquisadores e a cartilha “Melhoria da qualidade do cacau”, editada pelo Centro de Extensão (Cenex). As publicações visam transferir tecnologia aos produtores brasileiros de cacau, reforçar o trabalho dos extensionistas no campo e melhorar a comunicação da instituição com sua clientela.

O chefe do Cepec, Adonias de Castro Virgens Filho, disse  que a publicação visa demonstrar à sociedade brasileira que a Ceplac está firme como organização destinada a produzir ciência para enfrentar os efeitos econômicos, sociais e ambientais da mais longa crise que se abateu sobre a região cacaueira, além de ter como missão promover o desenvolvimento rural sustentável das regiões produtoras de cacau nos biomas mata atlântica e floresta amazônica.

Já o superintendente da Ceplac na Bahia, Juvenal Maynart Cunha, afirmou que a instituição pretende estreitar sua interação com os cacauicultores baianos, principalmente pelas consequências advindas com a vassoura-de-bruxa há quase 25 anos. “É preciso que tenhamos soluções para que o produtor continue confiando na ação da Ceplac uma organização singular na agricultura tropical do mundo, que detém tecnologia e um conjunto de cientistas e pesquisadores dos mais respeitados internacionalmente”.

A revista (com tiragem de cinco mil exemplares) e a cartilha (12 mil exemplares) serão distribuídas aos núcleos regionais e escritórios locais da Ceplac, associações e cooperativas, instituições de pesquisa, assistência técnica e extensão rural. O arquivo estará disponível no site da Ceplac.