O projeto de pesquisa "Uso de Técnicas de Biologia Molecular na Busca de Variedades de Cacaueiros Resistentes à Vassoura-de-Bruxa", desenvolvido entre 2000 e 2006 no Centro de Pesquisas do Cacau da Ceplac (Cepec), do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa/Ceplac), acaba de ser reconhecido internacionalmente pelo Fundo Comum de Commodities (CFC).

O fundo, que celebra 20 anos de fundação com uma reunião em Nairobi, Quênia, entre os dias 13 e 18 deste mês, onde o pesquisador Uilson Vanderlei Lopes representará a equipe que trabalhou no projeto durante esses anos.

O projeto, no valor global de US$ 3 milhões,  reuniu equipe multidisciplinar de 12 pesquisadores do Cepec nas áreas de genética, fitopatologia e biologia molecular gerou mais de 40 variedades de cacaueiros resistentes e tolerantes à vassoura-de-bruxa.

Além disso, deu bolsas de estudos para formação de cinco doutores e seis mestres e propiciou cursos de especialização e treinamentos de técnicos da Ceplac e de outras instituições nacionais e estrangeiras.