ampesbaAinda ocorrem debates no Congresso Norte/Nordeste da Microempresa, que se realiza durante todo o dia de hoje no auditório Paulo Souto, na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), mas o presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas da Bahia (Ampesba), Valdir Ribeiro exalta o sucesso do evento que reuniu centenas de lideranças locais, regionais e nacionais do empreendedorismo.

De acordo com Ribeiro, o evento teve o objetivo de ampliar espaço das entidades representativas das pequenas e microempresas para serem instrumentos no âmbito de gestão de negócios empresarial, da geração e da criação e desenvolvimento de ambientes favoráveis às micro e pequenas empresas.

"A proposta foi de proporcionar oportunidades para a discussão de projetos e programas federais, estaduais e municipais que visam a difusão do conhecimento com a troca de experiências bem sucedidas, plenário para políticas públicas e a formatação de modelos para a geração de novos negócios".

O prefeito de Ilhéus, Newton lima, fez questão de participar do evento, e afirmou que os micro e pequenos empresários são parceiros do progresso e da cidadania. Ele aproveitou, ainda, para ‘vender seu peixe’: "Posso garantir a cada um de vocês: não há, hoje, na Bahia, uma cidade que detenha tamanha perspectiva de desenvolvimento econômico e social para os próximos anos como a nossa cidade".

Durante o evento, foram ministradas palestras sobre "Lei geral e empreendedor individual"; "Liderança e empreendedorismo", "Motivacional", "Medicina legal no Trabalho", "Agronegócio no desenvolvimento regional", "Associativismo empresarial, a trajetória da sustentabilidade" e debates sobre "Desenvolvimento sustentável local" e "Linhas de crédito". 

Entre os palestrantes, nomes influentes da economia nacional, a exemplo de Luís Eduardo Gonçalves (especialista em gestão de qualidade total pelo Sebrae-Bahia), Ercílio Santinoni (presidente da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Indústrias-Conampi), Edival Passos (auditor fiscal e superintendente do Sebrae-Bahia), Gérson Gabrielli (presidente da Confederação Latino-Americana de Comércio e da União das Bases Empresariais).

Também participaram Sílvio Barros (prefeito de Maringá), Hélder Salomão (prefeito de Cariacica), Wallace Setenta (presidente do Sindicato Rural de Itabuna e Central Nacional dos Produtores de Cacau – CNPC), Edgar Morbeck Coelho (especialista em medicina do trabalho).