As chuvas deram trégua nos seis primeiros dias de 2022, mas o temporal que atingiu o sul, sudoeste e extremo sul da Bahia fez milhares de vítimas, entre elas, profissionais de Enfermagem. Na última semana, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e o Conselho Regional da Bahia (Coren-BA), estiveram na Santa Casa de Itabuna com o objetivo de prestar assistência aos profissionais que vivem nas áreas atingidas pelas fortes chuvas.

De acordo com o conselheiro federal Wilton Patrício, um dos membros da Equipe de Resposta Rápida do Cofen, a iniciativa visa fortalecer a assistência em Enfermagem prestada na região, além de oferecer auxílio técnico às ações dos órgãos governamentais baianos. “Quem cuida também precisa de cuidado, e através destas ações, buscamos levar acolhimento e dignidade para os muitos profissionais afetados”, afirmou.

Formulário de assistência

Por sua vez, o presidente do Coren-BA, Holmes Filho, informou que os conselhos disponibilizaram um formulário de cadastro para que enfermeiros, técnicos e auxiliares afetados sejam identificados, contactados e tenham suas necessidades avaliadas. “Foram muitos municípios baianos atingidos, por isso, é imprescindível que o profissional de Enfermagem que vive na região e foi acometido pelas enchentes, informe sua situação”.

Por água abaixo

O drama vivido pela técnica de Enfermagem, Karla Mendes, que trabalha no Hospital Manoel Novaes, se confunde com o de milhares de pessoas que perderam tudo em meio ao cenário de caos. A moradora do bairro Mangabinha se surpreendeu com a inundação. A água “chegou dentro da minha casa: colchão, cama, mesa, rack, minha motocicleta… Muito triste ver aquilo que conquistamos ir por água abaixo”, lamentou.

 

 

Karla contou que 32 pessoas da mesma família ficaram alojadas na casa de sua filha, que fica em outro bairro da cidade. “Graças a Deus, em meio a aflição, tivemos o amparo da Santa Casa com o suporte emergencial naquele momento, além do apoio dos amigos – me sentir muito mais valorizada. Agradecer aos conselhos Cofen/Coren pela assistência prestada a mim e aos meus colegas que passaram e passam pela mesma dor”.

Amparo

Durante o período, a Santa Casa de Itabuna iniciou uma campanha para arrecadar alimentos não-perecíveis, água mineral, colchões, roupas e lençóis e artigos de higiene e limpeza. A mobilização foi para atender as 70 famílias que ficaram desalojadas ou desabrigadas. A instituição disponibilizou conta bancária para doações em dinheiro: Caixa Econômica Federal, agência 4248, conta-corrente 00284-8; Pix: 73 98856-2355.