A Segurança Contra Incêndio do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) mantém as fiscalizações do comércio de fogos de artifício com as  inspeções realizadas pelos Grupamentos de Bombeiros Militar locais. Além disso, instruções de utilização das famosas “bombas” são realizadas para os consumidores.

Os menores são os que mais necessitam de atenção e cuidados ao utilizarem os materiais inflamáveis. Para as crianças, o CBM indica que um adulto sempre esteja presente  e que seja feita a leitura e o entendimento das instruções da embalagem do produto, antes da utilização.

O comandante de Segurança Contra Incêndio, coronel Lanusse Araújo Andrade, contou que nas embalagens dos fogos é possível visualizar até mesmo a idade indicada para o manejo do material e que, para crianças de até seis anos, estalos de massa e as famosas “chuvinhas” são os mais indicados.

“São fogos mais leves, que não oferecem quase nenhum risco aos menores, mas não somente eles devem ter o devido cuidado. É bom que todos tenhamos atenção na soltura, evitar ficar perto após acender o material e assim curtir o São João de maneira adequada”, disse.

Disse ainda que inspeções contra o incêndio também são realizadas em locais onde ocorrerão os festejos. “Além dos fogos de artifícios, inspeções em conjunto com os municípios estão sendo realizadas para que que possam receber shows e eventos em geral sem riscos”, finalizou.