A sessão de ontem (22) foi marcada pelo anúncio das primeiras medidas após polêmica envolvendo o vereador Danilo da Nova Itabuna (UB).

Segundo a presidente da Comissão de Políticas em Defesa dos Direitos da Mulher, Wilma de Oliveira (PCdoB), está sendo elaborado um documento com respaldo de diferentes instituições que lutam para assegurar os direitos do gênero feminino.

Tal material será entregue à mesa-diretora, para o devido posicionamento oficial. O presidente da Casa, Erasmo Ávila (PSD), disse que será empenhado todo apoio à causa.

Ainda no Plenário Raymundo Lima, um grupo de mulheres protestava: “mexeu com uma, mexeu com todas”.

 

Nota de retratação

O vereador Danilo Freitas enviou nora de retratação e pediu desculpas, não só à primeira-dama, Andrea Castro, como a todas as mulheres que se sentiram ofendidas.

Confira a nota, na íntegra:

“Na sessão plenária do dia 20 de junho de 2023, na Câmara de Vereadores de Itabuna, infelizmente, fiz uma alusão lamentável, utilizando o contexto em que o prefeito Augusto Castro compartilhou em suas redes sociais, um clipe com a música “Pitbull Enraivado”, no qual ele próprio se intitula um “Pitbull Enraivado”.

No entanto, quero esclarecer que em momento algum tive a intenção de ofender a primeira-dama. Sempre tive uma relação respeitosa com Andréa Castro e a admiro como mulher, mãe, advogada e esposa.

Sou um homem casado, criado pela minha avó, sempre fui defensor das mulheres. Ressalto aqui o meu respeito a todas as mulheres. Sabemos que vivemos ainda em uma sociedade machista, em que mulheres lutam todos os dias por uma sociedade mais justa, plural e igualitária. Peço minhas sinceras desculpas à primeira-dama e a todas as mulheres que se sentiram ofendidas.”