No período de 3 a 5 deste mês, delegados de Itabuna eleitos na Conferência Municipal de Assistência Social participam da 14ª Conferência Estadual de Assistência Social em Salvador, no Hotel Stella Maris.

O evento tem como objetivos: avaliar a política de assistência social, promover debates acerca do financiamento e orçamento de natureza obrigatória para garantia dos direitos, potencializar a participação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) nos segmentos, qualificar e estruturar as instâncias de controle social e fortalecer a discussão acerca dos benefícios socioassistenciais e o direito a garantia de renda.

A 14ª Conferência Estadual de Assistência Social tem como tema central “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos” em cinco eixos: Financiamento, Controle Social, Articulação entre os segmentos, Serviços, Programas e Projetos, Benefício e Transferência de Renda.

Durante os três dias estão sendo discutidas propostas relacionadas aos cinco eixos a serem cumpridas pelos municípios, pelo estado e pela União. As propostas direcionadas à União serão levadas para a Conferência Nacional de Assistência Social pelos delegados eleitos durante a Conferência na capital do estado.

Na abertura, o evento contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e da secretária estadual de Assistência Social, Fabya Reis. O município de Itabuna está sendo representado por seis delegados, sendo três representantes do governo ( Suse Mayre Moreira, Gestora do SUAS da Secretaria de Promoção Social; Miriam da Conceição e Lucivania Costa, assistentes sociais, e três da sociedade civil ( Napoleão José, Thaissa Gomes e Beatriz Machado).

Segundo a gestora do SUAS, Suse Mayre Martins Moreira, “a Conferência de Assistência Social é um momento de muita relevância para construção de políticas públicas na área social. É união de pensamentos da gestão pública, dos trabalhadores do SUAS e dos usuários para uma construção de propostas e efetivação das políticas que têm como principal objetivo assistir a nossa população com qualidade e com ações que realmente cheguem na ponta às pessoas em situação de vulnerabilidade”, completou.