O tiro saiu pela culatra. Com base na lei de Direitos Autorais, o blogueiro Elílio Gusmão, do Blog do Gusmão, pretende acionar judicialmente o partido Democratas. Isso porque o DEM utilizou, segundo o blogueiro, suas imagens numa propaganda política em que o presidente Lula supostamente dá uma bronca no governador Jaques Wagner. O DEMo ‘esqueceu’ de pedir a devida autorização do autor – também poderia pagar pelo material.

O blogueiro diz que as suas imagens foram reeditadas. "Eu gravei em plano americano, aquele em que o corte vai no joelho. Na reedição, eles fizeram um corte horizontal, para retirar a minha logomarca. Agora, a filmagem ficou no plano médio (corte na cintura). Mas as imagens são minhas, até porque, daquele ângulo, só eu filmei".

Além dessa cirurgia em suas filmagens, Gusmão reclama mesmo é da ilegalidade com que seu vídeo foi ‘adquirido’ pelo partido. "Já contratei advogado e vou à Justiça. O vídeo já está sendo veiculado na televisão, no horário eleitoral do DEM, e está no site oficial do partido".

Veja, abaixo, as duas versões da ‘obra’ de Emílio Gusmão.

Primeiro, a original, que havia sido postada (aqui) no dia 26 de março, no blog do Gusmão:

 

E, agora, a surrupiada:

Há ainda uma versão sem corte algum, que mostra de forma ainda mais clara a realidade dos discursos, com as falas dentro de seus devidos contextos. Mas esse aspecto deixou de ser relevante quando se descobriu o cambalacho do DEM com as imagens surrupiadas.

Eita, nóis