De acordo com o GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviços da América Latina, o atual momento de tensão causada pela pandemia fez com que a demanda nacional por psicólogos aumentasse 429% no mês de agosto, em comparação com o mesmo período do ano passado. Tal crescimento ultrapassou o aumento registrado nos meses anteriores; em junho, o acréscimo foi de 307%; em julho, 340%. Só no estado de São Paulo, as solicitações cresceram 276% em agosto.
Apesar do atual crescimento, os psicólogos foram um dos profissionais mais afetados em março, com a chegada da pandemia no Brasil. A queda de solicitações chegou a -53%, porém a situação mudou quando o atendimento remoto foi implementado. “A pandemia gerou uma mudança de hábito do consumidor e a necessidade de adaptação na busca por profissionais qualificados. Reestruturamos o modelo de negócios da plataforma para ofertar muito mais serviços online, e logo percebemos um aumento significativo de 36% na busca por psicólogos que atendessem de forma remota, entre março e agosto deste ano”, comenta Eduardo L’Hotellier, fundador e CEO do GetNinjas.
A busca por atendimento psicológico remoto está cada vez mais recorrente e se tornou numa oportunidade para muitos desses profissionais se adaptarem no ambiente digital. Abel Antonio Pinto, que atua como psicólogo em São Paulo há 15 anos e há dois anos está cadastrado no GetNinjas, sentiu na prática essa mudança. Segundo o psicólogo, a flexibilidade de horários é um dos principais benefícios do atendimento remoto. “Atualmente, muitas pessoas estão de home office, então é mais fácil de compatibilizar horário. Tenho mais flexibilidade do que se eu tivesse que me deslocar até o consultório. Além disso, há a possibilidade de repor atendimentos e fazer encaixes com mais facilidade”. Para ele, a demanda por psicólogos continuará a crescer nos próximos meses por conta de uma maior consciência da população sobre questões emocionais que podem ser resolvidas com a ajuda da psicoterapia.
Para instruir os profissionais cadastrados que ainda não estão acostumados com o formato de prestação online, o aplicativo criou também um guia para serviços remotos com diversas dicas e orientações de como realizar o serviço online, como facilitar o pagamento e, ainda, como proceder e negociar com o cliente caso seja imprescindível uma visita presencial, garantindo a segurança do profissional e do contratante. A startup também dobrou a oferta de serviços online e que podem ser acessados diretamente pelo site Tudo GetNinjas.