Representantes da Prefeitura de Itabuna reuniram na manhã desta terça-feira,  3, com comerciantes que atuam no segmento empresarial de conchas coletoras para discutir o descarte de lixo e entulho na cidade em atendimento às normas relacionadas ao uso adequado do solo, o Código de Posturas do Município e a legislação ambiental. A orientação é que todo material das conchas coletoras seja descartado no aterro sanitário certificado.

O secretário Humberto Mattos, titular da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP), explica que a intenção é organizar o setor para  que as normas relacionadas ao descarte de lixo e entulho observem a legislação. “Essa reunião foi muito importante porque apresentamos informações relacionadas ao Código de Posturas, o Código de Obras e a legislação ambiental”, explicou.

Há um ano, a Prefeitura fechou o antigo lixão para se adequar ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos e passou a descartar o lixo domiciliar num aterro certificado da CVR Costa do Cacau, na rodovia Ilhéus – Itabuna. “Os representantes do segmento saíram do encontro muito mais unidos e fortalecidos, porque saíram com a certeza de que precisam se organizar mais, inclusive por meio de uma associação”, disse Mattos.

Já o superintendente de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), Francisco de Sousa Lino Filho, frisa que é um compromisso do prefeito Augusto Castro (PSD) manter a ordem pública e limpeza da cidade e cumprir a legislação ambiental. “O  fechamento do lixão, fonte de contaminação e doenças foi um compromisso que ele assumiu durante a campanha que o elegeu”, lembrou.

“Itabuna foi destaque nacional ao extinguir o antigo lixão que era responsável por graves problemas sociais, sanitários e ambientais e implantou o aterro sanitário. Agora, seguimos na mesma linha orientando e adotando medidas no que diz respeito ao descarte irregular de lixo e entulhos. A partir de agora as empresas precisam se organizar para jogar todo resíduo em local adequado”, comentou o superintendente Sousa Lino.

O diretor do Departamento de Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini, ressaltou que Itabuna tem uma grande quantidade de pontos viciados de descarte de entulho, que chegaram a passar de 200 no ano passado. “Mas, estamos trabalhando firmes com o propósito de extinguir estes pontos. Já conseguimos encerrar 60 pontos viciados”, detalhou.