O título, apesar da firula, vê-se, foi tomado emprestado de obra vigorosa do amigo Nite (para os íntimos, Friedrich Nietzshe, filósofo alemão). Mas tem explicação. Serve para denunciar atitude da direção do Day Horc – Hospital de Olhos Rui Cunha, por ser daquelas que revelam toda a mesquinhez que pode marcar as decisões de alguns seres humanos, especialmente daqueles que ganham – muito bem – a vida vendendo serviços de saúde nesse país.

Expliquemos. Ocorreu que hoje, assim como invariavelmente acontece, o referido hospital recebeu várias “caravanas” de alguns municípios da região para consultas oftalmológicas pelo SUS. As consultas foram feitas, exames também foram realizados, tudo lindo. Menos por um detalhe: ninguém levou receituário para casa, porque a impressora do SUS estava emperrada.

Isso mesmo, leitor, você leu certo. “Impressora do SUS”. Imagine. Um centro de saúde que possui seguramente mais de 20 computadores, todos em rede, não forneceu as receitas (prescrições de medicamentos) aos pacientes porque a impressora que é destinada ao atendimento conveniado do SUS resolveu que não iria trabalhar hoje.

E não é dizer que a impressão pela rede, em outra máquina, não foi sugerida. Foi, sim. E foi negada. Talvez porque o equipamento da ‘elite do particular’ fosse se contaminar com algum vírus – alguém de lá deve ter imaginado que essa gente pobre transmite viroses até para os computadores, quem sabe…?

E pensar que nós, contribuintes, pagamos caro para que esses empresários participem de seminários, encontros e debates sobre a humanização do atendimento no Sistema Único de Saúde…

P.S. (para efeito de justificativa): ainda no século XIX, Nietzsche declarava que o futuro – nossa época, afinal – poderia levar a humanidade a um destino bom, desde que superadas algumas barreiras, entre elas a do preconceito. Não cabe aqui – literalmente – explicar o conceito nietzscheano de preconceito, mas é isso mesmo que você pensou. Porém, o fato é que não superamos nada do que ele pregou como necessário para essa evolução da humanidade, e essa atitude do Day Horc somente prova isso. Mais uma vez.