Aconteceu no último sábado, 11 de novembro, uma mesa redonda promovida pelo curso de Medicina da Unex – Faculdade de Excelência de Itabuna sobre o Diabetes, uma doença que afeta cerca de 16 milhões de brasileiros. A programação gratuita, realizada de 09h às 12h, teve como tema “Diabetes e suas relações” e aconteceu na unidade de Medicina da instituição, contando com a presença de cerca de 50 participantes entre alunos, professores, profissionais da saúde e convidados.

A conversa teve o objetivo de apresentar múltiplas perspectivas, abordando a doença e as complicações nos sistemas cardiovascular, renal e oftalmológico, e contou com a participação de renomados especialistas, interagindo com os estudantes e convidados e esclarecendo dúvidas.

Compartilharam conhecimento na manhã de debates os endocrinologistas Dra. Caroline Pólvora e Dr. Gleyton Porto, a nefrologista Dra. Maria Carolina Reis, Diretora Geral do Hospital Calixto Midlej Filho, o cardiologista Dr. Jan Reinel e o oftalmologista Dr. Rafael Andrade, este último, criador do Mutirão do Diabetes, realizado anualmente desde 2004, e um dos principais eventos de prevenção e tratamento da doença, sendo referência no Brasil e no mundo.

Durante o painel, foram apresentados dados acerca do crescimento da doença no Brasil, que em 2045, terá acometido mais de 23 milhões de pessoas. O grupo de especialistas abordou diversos aspectos da doença, desde o diagnóstico até suas complicações ao longo da vida do paciente. A estudante do segundo semestre de Medicina, Mariana Magalhães, teve sua dúvida esclarecida pelos médicos a respeito de medicação adequada para tratamento da doença em pacientes idosos, mais especificamente sobre o uso de insulina.

O oftalmologista Rafael Andrade parabenizou a Unex pela iniciativa e apresentou importantes contribuições a respeito do assunto para o qual se dedica há muitos anos através do Mutirão do Diabetes. “Este é o mês que mais se dá foco a este tema. Apesar de não ter a doença, é como se tivesse. Este trabalho é a minha vida”, reconheceu ele que é ainda presidente da ONG Unidos pelo Diabetes.

A mesa redonda integra uma série de atividades e faz parte da campanha Novembro Azul, que difunde, além da prevenção ao câncer de próstata, esta conscientização sobre a doença crônica, sendo o dia 14 de novembro estabelecido como o Dia Mundial da Diabetes. “Chamar a atenção para esta patologia que é tão prevalente, mostra o quanto a Unex é comprometida com a saúde e com a formação de seus futuros profissionais”, declarou a nefrologista Dra. Maria Carolina Reis, que durante aquela manhã abordou a doença renal do diabetes. A atividade contou também com as presenças do Diretor Geral da Unex Prof. Dr. Kaminsky Cholodovskis e do Coordenador do curso de Medicina Dr. Eric Ettinger Júnior.