Policiais civis de Itabuna prenderam, na manhã de hoje, o diretor de Planejamento e Expansão da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), José Antônio dos Santos (de camisa listrada, na foto acima). A prisão se deu em cumprimendo a mandado de Prisão Preventiva e de Busca e Apreensão, que foi cumprido na sede da empresa, no centro de Itabuna.

O diretor é réu em processo que investiga irregularidades em contratos de prestação de serviços com veículos, carros-pipa e maquinários, como retroescavadeiras. O processo número 0502746-56.20168.050113 corre em segredo de justiça. Mas é possível ver, no mandado expedido pelo juiz Marcos Adriano Silva Ledo, que a investigação se estende a toda diretoria da Emasa, inclusive com análise em contracheques e processos de pagamentos e adiantamentos dos contratos investigados.

Em alguns procedimentos, a investigação cobre especialmente o período mais agudo da crise hídrica (dezembro de 2015 e março de 2016). Esses dizem respeito, especialmente, aos contratos com carros-pipa e maquinários. Já os que (supostamente) investigam a evolução patrimonial dos diretores, abrangem o período de todo governo Vane: janeiro de 2013 a junho de 2016. Para isso, o mandado ordena a apreensão dos contracheques de todos os diretores durante o peíodo indicado.