jacy proençaNuma ação ousada e buscando reforçar o comprometimento com a divulgação da temática afro-brasileira e indígena no Brasil, a Editora Ética fará o lançamento de 36 livros técnicos escritos por autores negros e indígenas e por diversos integrantes desses movimentos sociais. O evento de lançamento será no próximo dia 15, no auditório da Fundação Palmares, em Brasília, e faz parte das comemorações do Ano Internacional do Afrodescendente.

De acordo com o diretor comercial da Ética, Ângelo Carvalho, o lançamento conjunto visa não só reforçar o comprometimento da empresa com a divulgação da temática, mas é também uma forma de auxiliar na luta pela efetiva superação das discriminações etnicorraciais no Brasil, uma realidade muitas vezes não percebida pela maioria da população.

“A empresa foi a primeira a lançar uma coleção completa de livros didáticos sobre a História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, uma importante ferramenta para auxiliar municípios, estados e escolas particulares na implantação da temática na grade curricular de toda a rede de ensino no país”, observa Ângelo Carvalho.

Ele diz ter consciência da grandeza desse ato, realizado em conjunto com muitos colaboradores em todo o país. “Estamos não apenas ampliando o número de títulos da editora: acredito que estamos, sim, fazendo parte de um momento revolucionário da história do país. Uma revolução social, que passa pela educação, e a Editora Ética, seus autores e colaboradores estão plenamente inseridos nela”.

A articulação para o lançamento conjunto foi iniciada pela professora Jacy Proença (foto), militante histórica do movimento negro e feminino e consultora pedagógica da Editora Ética. “A professora Jacy Proença é considerada uma autoridade nacional quando o assunto é igualdade racial e combate às discriminações etnicorraciais e de gênero. Estamos aprendendo muito com ela e por isso aceitamos o desafio de fazer esse lançamento coletivo”, afirma Carvalho.

Oferta

Por sua vez, a professora Jacy Proença diz que a importância dessa ação vai além da publicação pura e simples de um conteúdo literário. “Temos certeza de que será um marco importante na luta coletiva, porque se trata de autores com profundo conhecimento do tema, são estudiosos das questões afro-brasileiras e indígenas”.

Ela lembra que essa será uma biblioteca importantíssima para toda e qualquer instituição que de alguma forma atue no combate ao preconceito e à discriminação etnicorracial no Brasil, assim como também será uma importante fonte de pesquisa para educadores e estudantes.

“A falta de uma oferta maior de material didático e técnico específico dessa temática sempre foi uma queixa de professores e instituições. A Editora Ética está de parabéns pelo lançamento, assim como nossos autores, verdadeiros guerreiros do movimento. O agradecimento especial vai para a Fundação Palmares, essa que é a casa de todos os que lutam pela igualdade racial no Brasil e que, mais que isso, é a casa de todos nós, brasileiros”, finaliza a professora e militante Jacy Proença.