Os professores da rede municipal de Alcobaça, no sul da Bahia, realizaram uma manifestação no centro da cidade na manhã de sexta-feira (30). A categoria está em greve desde a última terça (27).

O grupo protestou contra um suposto projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores, que, segundo os docentes, vai tirar direitos da categoria.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), o projeto deve cortar reajuste salarial, eleições de diretores de forma democrática, progressão continuada do salário, gratificação por estímulo e estabilidade no trabalho.

Por conta da greve, dezenas de estudantes estão sem aulas na cidade. Segundo a APLB, na sede do município todos os professores aderiram, mas escolas da zona rural funcionam parcialmente.

Ainda na sexta-feira, os professores se reuniram na sede da Associação dos Professores Licenciados do Brasil (APLB) para discutir o movimento e fizeram uma caminhada nas ruas da cidade, com cartazes e placas.

Em nota, a Secretaria da Educação informou que o prefeito está em viagem e quando retornar vai se reunir com os profissionais para discutir a situação. (Com informações do G1)