Desde a segunda-feira passada, dia 16, uma equipe da Gerência de Saneamento da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) está trabalhando na Rua E, no Loteamento Jardim Cordier, no Bairro Jaçanã. Essa via recebeu parte da tubulação da rede adutora do Projeto Mais Água para a Cidade, que vai levar água para o reservatório de cinco milhões de litros, que será instalado na parte alta do loteamento.

A empresa C & R Engenharia, responsável pela execução do projeto, abriu as valas para a implantação da rede adutora. Porém, as constantes chuvas que castigaram a cidade e região, prejudicaram o andamento do projeto de recuperação da pavimentação da rua, causando transtornos aos moradores e transeuntes.

De acordo com o gerente de Saneamento da Emasa, engenheiro Tauan Sampaio, logo depois da implantação da rede adutora, foi programado a restauração da via. Mas as chuvas atrapalharam a recomposição do pavimento.

“Todo o trabalho para a recuperação da Rua E, foi realizado. Porém, as constantes chuvas que atingiram a cidade desde as duas últimas do mês de semanas de setembro, impossibilitaram a conclusão dos serviços”, explica Tauan Sampaio.

Além de recuperar a via, estão sendo construída uma rede para drenagem da água que aflora do subterrâneo e a extensão da rede de coletora de esgoto. “Estamos canalizando os drenos e ligando a rede de esgotamento sanitário, que estará conectada à rede existente na parte baixa da via”, afirma Sampaio.

O Projeto Mais Água para a Cidade é a maior obra de saneamento básico realizado nos últimos 40 anos em Itabuna. A Emasa e a Prefeitura estão investindo nessa primeira etapa do projeto, pouco mais de R$ 17 milhões em recursos próprios.

Na segunda fase, com a implantação de dois grandes reservatórios, com capacidade para armazenar três e cinco milhões de litros de água, sendo um no Novo Lomanto e outro no Jardim Cordier, mais de 80 por cento dos bairros de Itabuna terão o fornecimento de água regularizado, eliminado o atual sistema de manobras.