Buscando assegurar mobilidade urbana em Itabuna, o vereador Erasmo Ávila (PSD), incrementou o programa Trânsito Inteligente por meio de emenda ao projeto de lei do Plano Plurianual (PPA 2022-25). A emenda modificativa reformula praticamente todo o planejamento da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran) para o próximo quadriênio. O anexo emendado foi entregue ao relator do PPA nas comissões de Legislação e Finanças, Sivaldo Reis (PL).

A proposta de Erasmo elenca, entre outras ações de gestão, uso de ferramentas tecnológicas (como aplicativos de celular) e intervenções sobre vias e logradouros. “O trânsito organizado exige políticas públicas que passam por obras viárias e também pela educação dos envolvidos. Quando a mobilidade urbana flui bem, melhora a qualidade de vida de todo mundo”, destacou o também presidente da Câmara.

Outro foco da emenda é viabilizar a Superintendência Municipal de Engenharia de Tráfego, Transporte e Trânsito de Itabuna (SEMTTRA), autarquia criada em 2004 e que ainda não saiu do papel. Este ano, já é a segunda intervenção de Erasmo pela implantação da autarquia ligada à Settran. Em junho, o vereador incluiu na Lei 2.548/21 (LDO 2022) a autorização para revisar e alterar a estrutura administrativa de Itabuna.

As alterações no programa Trânsito Inteligente, dentro do PPA, foram discutidas com o secretário da pasta, Thales Silva. O projeto de lei aguarda parecer nas comissões de Legislação e Finanças antes de ser encaminhado ao Plenário. O relatório de Sivaldo, que estava programado para esta segunda-feira, 8/11, foi adiado sem data marcada, a pedido do Executivo para ajustes em outros programas.