Ao menos três proposições focadas no esporte tramitam nas comissões técnicas do Legislativo de Itabuna, dois de autoria parlamentar e um do Executivo. Cosme Resolve (PMN) quer o reconhecimento público para a Escolinha da Roça do Povo; Pancadinha (PMN), a criação da Comenda Professor Gué; já o Governo busca instituir o Programa de Incentivo ao Esporte e Lazer.

Na terça-feira (16), durante a reunião da Comissão de Legislação, Francisco Santos (PSD) foi indicado para apreciar a constitucionalidade tanto do programa de apoio financeiro e material para atletas e equipes amadores de Itabuna quanto da proposta de Cosme que concede título de utilidade pública à Escolinha.

No caso da honraria para desportistas itabunenses (dois homenageados a cada ano), Alex da Oficina (Agir) já emitiu voto favorável. O relator por Legislação apenas sugeriu que Pancadinha consultasse organizações e entidades esportivas sobre o nome indicado. “É claro que, no mérito, a criação da comenda é de alta relevância ” sublinhou Alex da Oficina.

A Comenda é uma homenagem póstuma ao profissional do esporte, Alex Pereira Costa, morador do bairro São Pedro entusiasta do poder transformador do esporte. “Este projeto busca resgatar a memória do Professor Gué e incentivar que novos atletas e esportistas dignifiquem e honrem o nome de Itabuna como ele o fez”, pontuou Pancadinha.

O projeto de resolução apresentado por Pancadinha aguarda parecer da Comissão de Educação, na qual a relatoria é de Marcelo Souza (Cidadania).