Em dois anos, a Mesa da Câmara de Itabuna proporcionou quase 10 capacitações para vereadores. As formações contemplaram 13 dos 21 membros da Casa, atingindo 10 dos 14 estreantes. “Nós, de primeiro mandato, estamos aprendendo a legislar na prática. Pensando nisso, a Mesa decidiu investir na formação dos vereadores”, afirmou o presidente da Câmara, Erasmo Ávila (PSD) que participou, até ontem 18/11, de curso em São Paulo sobre orçamento público.

Conforme levantamento da Mesa, as capacitações e treinamentos giraram em torno de temas como a elaboração de leis municipais, comunicação legislativa, nova lei de licitações, além de treinamento sobre painel eletrônico. “Um vereador mais preparado com conhecimentos técnicos é interesse de todos a sociedade itabunense”, justificou o Primeiro-Secretário da Câmara itabunense, Israel Cardoso (Agir), que também exerce o primeiro mandato eletivo dele.

Outros novatos endossaram o impacto das formações sobre o desempenho do mandato. “A criação de leis exige um conhecimento maior da gente”, salientou Francisco Santos (PSD). “Nos inteirar das mudanças nas licitações ajudou a entender como funciona a administração”, comentou Nem Bahia (PP). “Em todo lugar, a gente tem que conhecer o andamento da coisa. No processo legislativo, a tramitação é importantíssima”, frisou Kaiá da Saúde (Avante).