Estudantes do 3° ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Adonias Filho, em Itabuna, tiveram uma atividade diferente na quarta-feira (27). Participaram de uma tarde no cinema, no Shopping Jequitibá, como proposta educativa, que teve como objetivo possibilitar a todos o acesso à cultura e ao lazer, como parte da disciplina Educação Física.

A professora de Educação Física Mayllena Fernandes diz que trabalha o conteúdo Lazer, com os alunos do 3º ano, por entender que este componente pode contribuir na dimensão cultural. “Além de trazer uma visão crítica e até mesmo transformadora do contexto social em que se vive, mesmo que isso implique em desconstruir antigos mitos e convenções”, observa.

A arquitetura do Adonias Filho não favorece a prática da educação física, em seus conteúdos mais tradicionais. A unidade escolar não possui quadra esportiva ou outro espaço físico externo, destinado à realização de atividades físicas ou esportivas, exceto o pátio de recreação e uma Sala de Práticas Corporais.

Daí essa proposta de levar os estudantes para o cinema. O evento extrapolou  a esfera da educação formal e se tornou uma atividade social, que contou com a participação de estudantes da modalidade Atendimento Educacional Especializado (AEE), acompanhados pelos professores  Iracema Esteves e Alexandre Cardoso.