Educação de qualidade nas escolas públicas é possível, e o segredo parece estar na gestão. Prova disso é que nas escolas onde a gestão tem aplicado as políticas públicas de suporte, inclusão e permanência, a exemplo do Colégio Modelo de Itabuna, os resultados podem ser classificados como surpreendentes.

Tomando como parâmetro o número de estudantes do Ensino Médio aprovados em cursos concorridos de universidades públicas, como UESC e UFSB, o resultado do Modelo pode ser considerado como exemplar. Este ano, por exemplo, a escola comemora o sucesso no Enem com a conquista de 30 vagas na Uesc e UFSB, e outras 10 em faculdades particulares. Ao olhar para os cursos, impossível não destacar aprovações em Medicina (Uesc), Engenharia Elétrica (Uesc), Engenharia Ambiental (UFSB), Ciência da Computação (Uesc) entre outros, por serem os mais concorridos.

Para a diretora Ednailza Carvalho, carinhosamente conhecida por Nai, o sucesso no Enem está diretamente ligado aos programas de incentivo que o governo do Estado tem promovido para garantir a manutenção dos estudantes nas escolas, especialmente após a pandemia da Covid-19. “Os programas como dignidade menstrual, bolsa presença, Ciência na Escola auxiliam no processo de ensino aprendizagem, uma vez que ajudam a reduzir o índice de evasão escolar e, consequentemente, garantem mais alunos no ambiente escolar”, observa.

Ela explica que todas escolas da rede estadual recebem um valor do estado para aplicar nos projetos estruturantes. No caso do Modelo, a escola ainda busca chamadas públicas do CNPq para projetos de pesquisa e feiras de ciências, além de parcerias com universidades públicas, privadas e o Ifbaiano”.

Projetos

O Colégio Modelo oferta o Ensino Médio Regular, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional em três turnos. A escola possui salas identificadas por área do conhecimento para realização de atividades práticas e extraclasse, clube de robótica, aulas de Libras, Monitoria, Participação em Olimpíadas, Promoção de Visitas técnicas, Projetos de Feiras e mostras científicas em parceria com o CNPq e o PCE do estado.

“Oferecemos Oficinas do Educa Mais Bahia, Reforço de Matemática e Redação, intercâmbio de jogos escolares com outras escolas do estado”, reforça ainda a gestora. A escola também garante o uso dos equipamentos pela comunidade nos fins de semana, destacando que a parceria com os pais e responsáveis pelos estudantes, além de uma equipe escolar coesa e atuante, são fatores primordiais para o exito dos estudantes.

Entre as oficinas do Educa Mais Bahia destacam-se a capoeira, pintura, artesanato, esporte, bem estar (psicologia), língua portuguesa, matemática, redação, música e dança. Para a diretora, todos esses programas, aliados ao Bolsa Presença, ao programa de monitoria contribuem para tornar a escola um local atrativo e prazeroso.

“No fim, tudo isso conta para garantir resultados expressivos como o sucesso no Enem, mas também, antes disso, nos Projetos Estruturantes, a exemplo das feiras de ciências que realizamos com grande sucesso contando com a participação tanto da comunidade local, quanto de estudantes de escolas municipais e estaduais”. Em 2023, foram 19 projetos de pesquisa aprovados na FECIBA e 4 no Seminário Territorial da Educação Profissional e, desses, 5 foram para etapa estadual em Salvador.

“Ainda em dezembro de 2023, nossa escola foi convidada pelo CNPq para participar, em Brasília, da reunião de coordenadores que tem projetos aprovados no CNPq para discutir a popularização da Ciência no Brasil. Fomos eu e a vice-coordenadora do projeto, Maria Goretti”, destaca a diretora.

Conheça os alunos que fizeram (sua) história na escola pública

Abaixo a relação de cursos e as instituições

Medicina – UESC

Medicina veterinária – UESC

Ciência da Computação – UESC

Ciências Contábeis – UESC

Letras UESC

História -UESC

Engenharia Elétrica – UESC

Pedagogia – UESC

Engenharia Ambiental – UFSB

Geografia – UESC

Engenharia de Transportes e Logística – UFSB

Ciências da Natureza – UFSB

Direito – Anhanguera

Biomedicina – UNEX

Psicologia – UNIFACIE

Terapia Ocupacional – UNIFACIE

Engenharia Elétrica – SP

Física – UESC

Marketing digital – UNIASSELVI

Superior em tecnologia Fotografia – Anhanguera

Administração – UNEX

Psicologia – UNEX