livro telmoA Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) estará promovendo na quarta-feira (5), às 19 horas, na Biblioteca Plínio de Almeida, em parceria com a Editora Editus da Universidade de Santa Cruz, o lançamento do livro Canto de amor e ódio a Itabuna, do poeta Telmo Padilha. O evento, que integra a programação do centenário de Itabuna, deverá reunir políticos, artistas, escritores e intelectuais da região.

O lançamento coincide com as comemorações do 80º aniversário do autor, que deixou mais de 30 livros publicados no país e no exterior. Canto de amor e ódio a Itabuna é o resultado de uma criteriosa seleção feita por José Haroldo Castro Vieira em 17 pastas com mais de cinco mil documentos, textos e poemas deixados pelo autor itabunense.

O presidenttelmo1e da FICC, Cyro de Mattos, considera o lançamento do livro como uma homenagem e um reconhecimento a um poeta maior e que se equipara a autores de dimensão nacional como Florisvaldo Mattos, Sosígenes Costa e Valdelice Pinheiro.

Quem é – Telmo Padilha nasceu em Ferradas, município de Itabuna, a 5 de maio de 1930. Foi jornalista, poeta e membro da Academia de Letras de Ilhéus, por indicação de Adonias Filho.

Ele conquistou o Prêmio Nacional de Poesia do Instituto Nacional do Livro" em 1975 e o Prêmio Internacional de Poesia San Rocco, Itália, em 1976. Faleceu no dia 16 de julho de 1997, quando sofreu um acidente automobilístico na BR 101.