O ex-prefeito Geraldo Simões concedeu entrevista, na noite dessa segunda-feira (1), ao jornalista Oziel Aragão, em uma live no Instagram, em que tratou do momento atual e também do pós-pandemia. Geraldo falou sobre a situação de abandono da cidade à própria sorte, das dificuldades financeiras que a população vai enfrentar no pós-pandemia e chegou a dizer que, por isso, sua proposta de “coligação”, seria com o governador Rui Costa, porque o governo do estado deverá seguir como o maior parceiro do município.

“Minha proposta de coligação é com o governador Rui Costa. Itabuna já amarga um ano e meio sem receber um tostão para obras do governo federal. Por outro lado, Rui já mostrou que é um grande parceiro do município. Defendo que ele seja o grande avalista da próxima gestão”, afirmou. “Proponho transformar o governador no ‘prefeito de honra’ de Itabuna”, ponderou.

Geraldo defendeu o raciocínio: “A população sairá empobrecida dessa pandemia. Haverá uma maior demanda por serviços públicos de saúde, de educação, haverá um grande desemprego. O município deverá ser mais presente na vida dos cidadãos, mas enfrentará os mesmos ou maiores problemas de orçamento. O governo do estado, então, será o grande parceiro do município”.

O político ainda comentou sobre a possibilidade de alianças políticas visando às eleições desse ano. Disse que está em quarentena, em respeito às recomendações da OMS e das autoridades de saúde, mas tem conversado com lideranças. Citou que Augusto Castro é um bom nome para uma composição – para apoiar ou governar – e discorreu diversos nomes ligados à base de sustentação do governo do estado.

“Mas, nesse momento, acredito que o mais urgente é cuidar da pandemia, achatar a curva de contágio, para sairmos dessa situação o quanto antes. Faço minha parte, estou em quarentena. A política eleitoral terá um momento, mais à frente”.

A live, que teve como curiosidade um “bis”, porque o tempo de uma hora “passou muito rápido”, segundo o entrevistador, reuniu mais de 160 pessoas assistindo simultaneamente e teve mais de mil impressões (pessoas que de alguma forma interagiram ao vivo com a publicação) durante a transmissão ao vivo.