gilsonO sub-tenente Gilson Nascimento tomou posse nessa quarta-feira na chefia da 5ª Ciretran, com sede em Itabuna. A solenidade foi no próprio gabinete da diretoria, na sede do órgão, no bairro Jardim Primavera (Complexo Policial de Itabuna) e reuniu dirigentes e militantes do Partido Comunista do Brasil, que chancelou a indicação, além de autoridades de trânsito do município e representantes do governo do estado.

A posse de Gilson é considerada uma vitória política do PCdoB, já que na época da indicação foram verificadas diversas barreiras para a efetivação do nome do militar, incluindo questões de hierarquia da corporação e supostas intervenções políticas de outros postulantes ao cargo.

Gilson vai substituir a advogada Darcy Chaves, que deixa o órgão após três anos de uma gestão discreta e minimamente politizada. Pelo que se sabe das motivações de sua indicação, o local deverá voltar a ter turbinada sua importância estratégica na política local e regional, se é que esse blogueiro se faz entender.

Quem é

Gilson Nascimento é sub-tenente da Polícia Militar da Bahia, recém-promovido. Ficou conhecido na cidade depois que deixou os bastidores da política para assumir a secretaria da Administração do Governo Municipal, na posse de Azevedo, em 2009. Para ficar bem entendido: Gilson era uma espécie de mentor político do prefeito Capitão Azevedo – algo parecido com o que faz hoje o Soldado Pinheiro.

Comenta-se nos bastidores da política que sua derrocada no governo se deu quando proferiu a frase mais perigosa numa relação (mesmo que profissional): “ou ela ou eu”. Azevedo ficou com “ela”, no caso a secretária de gabinete Joelma Reis.

Procurou e encontrou guarida no PCdoB. Faz oposição ao governo Azevedo, mas continua com a amizade pessoal do prefeito. Gilson ganha nova chance, exatamente no cargo que elevou a popularidade do então inespressivo tenente Azevedo, que viria a se tornar isso que conhecemos hoje, embora muita gente ainda não acredite que a cidade tenha um prefeito desde 2009.

Certamente tentará, algum dia, quebrar a escrita que garante a impossibilidade de um raio cair duas vezes no mesmo lugar. Física quântica pura.