A Central Covid-19 da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) contabilizou 2264 atendimentos, entre coletas de amostras laboratoriais, informações, dúvidas e demais solicitações referentes aos casos suspeitos de síndrome gripal e do novo coronavírus, no período compreendido entre 18 de março e 17 de abril. Desse montante, apenas 55 pacientes tiveram o diagnóstico positivo para Covid-19, o que representa 2,42% do número total de atendimentos. A coleta é feita à medida que a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) libera os kits.

Como funciona a Central?

O cidadão pode entrar em contato, através dos telefones (73) 9995-4010, (73) 98862-6206 ou (73) 98126-8856 e relatar os sintomas. Após o preenchimento dos dados, a ficha é encaminhada à equipe técnica da Vigilância Epidemiológica de Ilhéus para classificação do caso, segundo os critérios estabelecidos pelo protocolo ministerial da Covid-19 e pela Sesab.

Os casos são classificados em suspeitos, situação na qual é realizada a coleta, monitorados ou descartados. Mesmo nos casos suspeitos de síndrome gripal, o paciente é acompanhado diariamente pela equipe, durante o período de 14 dias. De acordo com a Central Covid-19, os casos são monitorados presencialmente ou por telefone.

Fluxo da rede – Os pacientes infectados por Covid-19 são acompanhados por uma equipe médica que atende via telemedicina. Se por algum motivo essa pessoa necessitar de atendimento presencial, deverá se dirigir à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do bairro Conquista, referência provisória para os casos de coronavírus até a abertura do Centro de Triagem Covid, montado no Centro de Convenções de Ilhéus.

Caso o paciente apresente qualquer outra doença, deverá se dirigir ao Pronto Atendimento (PA) da Zona Sul ou aos hospitais de referência da cidade. O fluxo atual foi definido para diminuir as chances de contaminação e conter a proliferação do vírus em Ilhéus.