jorje amadoNa noite de ontem, segunda-feira, ocorreu, na antiga boate de Ferradas, na rua Frei Ludovico, o lançamento do projeto "Irmão Jorge 100 anos Amado", idealizado pela Ação Comunitária de Cultura e Cidadania de Ferradas (Acodecc) e da organização não-governamental Acari – Comunicação e Cidadania.

A ideia é lançar, no ano em que Itabuna completa seu centésimo aniversário, o projeto em comemoração aos 100 anos de Jorge Amado, que nesta terça-feira (10), completa 98 anos de nascimento.

Através dessa proposta, o projeto visa difundir o município de Itabuna no cenário nacional e internacional como a terra natal de Jorge Amado, já que o escritor baiano nasceu no bairro de Ferradas, na época distrito de Itabuna.

Atividades culturais como peças teatrais, apresentação de saraus literários, seminários, debates, reprodução de filmes e exposição de artes plásticas retratando as histórias, personagens e lugares apresentados nas obras do escritor, integram a vasta programação que terá início em 2012 – ano do seu centenário -, do dia 1 de junho a 20 de outubro.

Além disso, dentre os objetivos do projeto, está a construção do Ecomuseu Jorge Amado, em Ferradas. O diretor executivo da Ong Acari, Ederivaldo Benedito, destacou a grandiosidade da irmao jorge amadoiniciativa e "a importância de se formalizar parcerias com entidades da região e obter recursos financeiros com prefeituras e empresas privadas para a sua realização".  

O prefeito de Itabuna, José Nilton Azevedo, presente no evento, parabenizou os idealizadores e destacou a relevância do projeto para o turismo local. "Hoje o turismo com essa temática se concentra apenas em Ilhéus, chegou a hora de Itabuna", animou-se.

A iniciativa da Acodecc em parceria com a Acari, tem produção cultural de Eva Lima e Ari Rodrigues e assessoria jurídica do professor, advogado e escritor Adylson Machado.