Inaugurado na sexta-feira(22) o Complexo Social Teosópolis iniciará suas atividades no próximo mês de agosto. No equipamento, instalado na Rua Catucicaba,192, no bairro da Conceição, ao lado da Igreja Batista Teosópolis, vão funcionar o Ambulatório Teosópolis, o Mercado Solidário e a sede da ABCT- Associação Beneficente e Cultural de Itabuna, entidade jurídica, braço social da igreja.

Destinado a atender a população carente, através do Ministério de Ação Social da Igreja, o Complexo conta com o Ambulatório Teosópolis com quatro consultórios multifuncionais, sendo um odontológico e os outros com estrutura para atendimento clínico geral, ginecológico, urológico e serviço social.

Nas novas instalações funcionará o Projeto PSI-ABCT – Projeto de Atendimento Psicológico, com oito profissionais voluntários, assim como todos os profissionais da área de saúde participantes do projeto que atuam de forma voluntária nos dias e horários disponíveis em sua agenda semanal, considerando que não há cobrança de qualquer valor para atendimento, em face do público-alvo ser exclusivamente de pessoas que vivem em extrema vulnerabilidade social.

O Ambulatório Teosópolis ganhou o nome de Agenilda Palmeira Ramos e o Mercado Solidário de Hugo Costa Santiago.

“Esse é o resgate e a materialização do sonho de um homem – o Pastor Hélio Lourenço. Agradeço a todos. Agradeço a doutora Fátima Neis pela doação do equipamento odontológico; ao Pastor Geraldo Meireles pela visão social; a imprensa que tem levado a informação ajudando a atrair voluntários. Aqui o ambulatório será para atender quem não pode pagar, assim como o Mercado Solidário. Já temos sete Assistentes Sociais, todos serão visitados”, disse Gilson Pinheiro, do Ministério da Ação Social.

“Não ficaremos na assistência, vamos oferecer cursos profissionalizantes para que a pessoa possa se emancipar. Caminhamos para a realização do décimo ano do nosso Cabra Macho, que terá início no dia 31 de julho”, completou.

Representando o prefeito de Itabuna, Augusto Castro, o Secretário da Educação, Júnior Brandão pontuou que a IBT realiza grandes investimentos na educação, cultura, lazer, saúde e meio ambiente na região. “A ação social promovida na enchente e no pós enchente foi fenomenal” afirmou.

O Presidente da Associação de Beneficência e Cultura Teosópolis (ABCT), Aurélio Macedo, falou da felicidade da escolha dos nomes dos equipamentos. “É uma importante homenagem dar o nome da professora Agenilda Palmeira ao ambulatório e Hugo Costa Santiago que foi um homem bom e piedoso ao Mercado Solidário”, ressaltou o professor.

O Pastor da IBT, Geraldo Meireles, saudou os representantes dos homenageados “Leninha Góes – viúva do saudoso Hugo Santiago e Alessandra Palmeira – filha da professora Agenilda Palmeira”. Agradeceu aos funcionários da igreja, tomou como exemplo o mestre Antônio eletricista, idoso com mais de 40 anos de dedicação a igreja, a administradora Ana Paula Jacobsen, aos prestadores de serviço e aos voluntários.

“Não é fácil liderar neste cenário”, disse o pastor. “Há dois meses atrás inauguramos o Centro Cultural Teosópolis, que hoje já vem prestando um serviço significativo a nossa cidade e região. Eu dizia sempre que aquela casa abandonada se tornaria uma benção na nossa cidade. E isso está acontecendo.”, pontuou.

“Quis o senhor, que na véspera de celebração de 112 anos de Itabuna tivéssemos condições de entregar este equipamento, cujo investimento foi totalmente realizado pela Igreja Batista Teosópolis e seus membros. Aqui, o Estado é parceiro, não é patrocinador. Aqui, essa ação de compaixão e graça é feita com os recursos dos filhos de Deus. Aqui, nós estaremos adorando a Deus, através do nosso tempo, dos nossos recursos, e da nossa entrega.

Por Isso, eu convoco os profissionais da saúde e aqueles que queiram servir e se integrarem a esta ação”, ele disse. “Lembremos que não pode haver amor sem envolvimento, sem abraço sem partilha e sem pão. Porque Deus não se satisfará com uma preocupação abstrata acerca do nosso próximo,” ponderou.

“As pessoas sempre nos perguntam quais serão nossos próximos passos. Quero dizer-lhes que estamos subindo uma escada e ainda temos muitos degraus à frente. Primeiro temos que consolidar os espaços que criamos, pois os espaços têm que funcionar e se funcionarem bem, no próximo mês de dezembro, teremos aqui neste mesmo lugar, muitas mesas, cadeiras e comida, porque vamos fazer um natal solidário com todas as famílias atendidas pelos projetos sociais”, disse o pastor.

“Naquele dia haverá culto, haverá ceia, haverá presentes para as crianças, panetone para as famílias e ação transformadora do Espirito Santo de Deus na vida de todos que servem e de todos que recebem. Posso contar com vocês? Indagou. Recebendo um sonoro sim, Prosseguindo.

“E como sempre digo: Quando natal chegar, eu quero o melhor presente, eu quero o melhor futuro. Eu quero um mundo diferente, eu quero um mundo só de crentes em crenças que tenham vida e façam tudo mudar. Quando natal chegar, eu quero a calçada vazia, eu quero a panela cheia, eu quero a melhor ceia. Eu quero ver a alegria de quem eu só via chorar. Quando natal chegar eu quero a droga rejeitada, numa vida transformada pelo poder da cruz, eu quero ver nascer Jesus dentro cada homem.”, finalizou.