A  Secretaria Municipal de Saúde assinou Termo de Adesão ao Curso de Formação para Agentes Comunitários e de Endemias do Ministério da Saúde. As aulas virtuais serão ministradas pelos técnicos da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES). As inscrições estarão abertas na próxima terça-feira até o dia 18. Já o período de aulas se inicia no mês de maio.

A gerente do Programa de Agentes Comunitários de Saúde, Margarida Amorim, explicou que o Programa Saúde com Agente visa fomentar estratégias de formação e práticas pedagógicas inovadoras que promovam a integração ensino-serviço multiprofissional e interdisciplinar e que compatibilize a formação profissional dos agentes de saúde durante o serviço.

O curso contará com atividades no local de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a gerente ações como estas estão incluídas na proposta de trabalho do prefeito Augusto Castro de valorização do servidor público municipal para que tenha sempre melhores condições de trabalho e incentivo à formação continuada.

Margarida Amorim reforça a importância da formação técnica dos ACS e ACE ao destacar que o incentivo à qualificação, habilidades e competências têm efeito positivo na promoção à saúde da população, com melhor atendimento às suas necessidades.

Já a presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias (Sindiacs/ACE), Zilar Portela, se diz otimista com os benefícios direcionados aos profissionais pela administração do prefeito Augusto Castro. “O curso técnico, por exemplo, é imprescindível para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à comunidade e um avanço para o município que mostra a busca da eficiência profissional e melhor qualidade de vida da coletividade”, finaliza.