O governo federal, através do Ministério da Educação, está implantando, em todo o país, o programa Mais Educação. Inicialmente implantado em cidades-pólo, como Itabuna, o programa é uma experiência para a implantação da escola em tempo integral na rede pública do Brasil.

Diversas escolas das redes estadual e municpal foram contempladas. Depois de implantado nas escolas das cidades-pólo, o programa será ampliado outros municípios.

"Essa é uma estratégia do MEC para viabilizar a implantação da escola em tempo integral. Trata-se de uma espécie de projeto-piloto, mas que mostra quais os parâmetros devem ser utilizados para a futura efetivação dessa modalidede de ensino no país", explica a assessora da diretoria da Direc-7, Rosilene Cavalcante.

A rede municipal inicia o programa com uma cerimônia, que se realiza hoje, a partir da 9 horas, no Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (Imeam). "A ideia é oferecer uma educação integral e integrada, com a compreensão do direito de aprender como inerente ao direito à vida, à saúde, à liberdade, ao respeito, à dignidade e à convivência familiar e comunitária, como condição para o próprio desenvolvimento de uma sociedade republicana e democrática", enfatiza o secretário municipal da Educação, Gustavo Lisboa.