Relembrar a história de lutas pela independência da Bahia, resgatar a memória da cidade e manter viva a tradição de Itacaré. Esse é o objetivo da Prefeitura de Itacaré, que realizará nesta quinta-feira(02) um desfile simbólico em comemoração à luta do Dois de Julho. Mesmo no período de pandemia, onde não é possível aglomerações, a Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria e Educação estará realizando o desfile de carro pelas ruas da cidade com a tradicional Catita, personagem que simboliza o Dois de Julho, juntamente ou outros mártires da independência da Bahia.
O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, explica que o Desfile Cívico do Dois de Julho, já uma tradição que completou 61 anos de história, revivendo as lutas pela Independência da Bahia e nos últimos anos a prefeitura vem fazendo um verdadeiro resgate dessa história de lutas. Vestidos com personagens que marcaram a luta, os participantes promovem um verdadeiro mergulho na história do Brasil, desde os índios que aqui estavam, a chegada dos portugueses, as batalhas pela independência e os grandes heróis e heroínas, guerreiros que fizeram a diferença no sonho de liberdade. Mas esse ano, com a pandemia não será possível fazer o tradicional desfile.
Mas a data, tão importante para a Bahia e para Itacaré, não vai passar em branco. O desfile, mesmo que somente com os personagens simbólicos, vai sair às 16 horas, tradicionalmente da Praça do Canhão, passando pelas principais ruas dos bairros de Itacaré. “Estamos em um momento que é preciso cuidar da nossa gente, sem esquecer a nossa história e tradição. Por esse motivo é que vamos relembrar esse momento de lutas, com a certeza de que vamos vencer mais essa batalha e no ano que vem, com fé em Deus, quando tudo isso passar, vamos fazer uma grande homenagem ao nosso tradicional 02 de Julho”, destacou Antônio de Anízio.